Yaris 2023 estreia só com motor 1.5, reforça tecnologia e parte de R$ 92.190
Toyota também traz para o modelo dois assistentes de condução nas versões mais caras
A Toyota lança nesta quinta-feira (13) o Yaris 2023 no mercado nacional. Produzido em Sorocaba (SP), o atual modelo de entrada da marca ganhou discretos aprimoramentos estéticos e uma melhoria no nível de segurança para as versões mais caras.
Começando pela parte externa, são novos no Yaris 2023 a grade frontal e o para-choque dianteiro. No perfil, destaque para a atualização do design das rodas de liga leve.
O sistema de iluminação em LED passa a figurar nos faróis de neblina da versão topo de linha XLS. A partir da linha 2023, todos os catálogos do compacto saem de fábrica com a iluminação diurna (DRL) em LED.
Outra evolução para todas as opções do Yaris e do Yaris Sedã 2023 fica por conta da presença da central multimídia com tela de 7” e suporte ao Apple CarPlay e o Android Auto ainda demandando o uso de cabo. Os 7 airbags também passam a ser de série na gama Yaris.
Internamente, as poucas evoluções do Yaris 2023 ficam por conta de um novo revestimento para os bancos da versão de entrada XL e da intermediária XS, além do novo acabamento “dark silver” em elementos do painel.
Creditando a decisão a uma movimentação de mercado, que passou a valorizar produtos mais sofisticados, a Toyota deixa de oferecer o motor 1.3 16V no catálogo do Yaris a partir da linha 2023.
Sem alterações mecânicas significativas, recebendo apenas uma nova calibração para se adequar à norma de emissão mais rígida (Proconve L7) válida a partir deste mês, o motor 1.5 16V flex presente no Yaris 2023 segue entregando até 110 cv e 14,9 kgfm de torque, trabalhando exclusivamente com a transmissão automática CVT em todas as versões tanto do sedã quanto do hatch. As opções XS e XLS diferenciam-se por contar com a opção de trocas de marchas no volante.
A partir da linha 2023, o Yaris sai de série em todas as versões com os novos modos de condução Sport e Eco. No modo esportivo, o recurso muda a atuação do câmbio CVT e contempla curvas de aceleração mais curtas, resultando em respostas mais rápidas.
O modo Eco, por sua vez, prioriza o baixo consumo de combustível. De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, quando abastecido com etanol o Yaris 2023 entrega parciais de 8,8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada. O Yaris Sedã, nas mesmas condições, aponta 9 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada.
Um dos pontos de destaque da gama Yaris 2023 foi o reforço na tecnologia com a chegada de dois assistentes de condução como itens de série nas versões XS e XLS.
O primeiro deles é o alerta de colisão, que também é capaz de “fornecer uma carga extra no sistema de frenagem”, detalha a Toyota, contudo sem efetuar a parada completa do veículo.
O segundo recurso é o aviso de saída involuntária de faixa, que atua apenas por meio de sinal sonoro, sem efetuar a correção da trajetória do veículo.
O Toyota Yaris segue com garantia de fábrica para 5 anos ou 150 mil quilômetros, o que ocorrer primeiro, e a Toyota promete ainda os valores de revisões mais competitivos do segmento, totalizando R$ 4.309,77 até os 60 mil quilômetros.
A paleta de cores da gama Yaris 2023 contempla as opções Vermelho Polar (somente para carroceria hatchback), Cinza Granito, Prata Lua Nova, Preto infinito, Azul Titã e Branco Lunar.
A carroceria hatchback deverá seguir respondendo por 60% dos emplacamentos do Yaris, com o catálogo XS dominando a preferência do público (cerca de 50% de participação nas vendas).
A gama Toyota Yaris 2023 chega ao mercado posicionada da seguinte forma:
Yaris Hatchback XL R$ 92.190
Yaris Hatchback XS R$ 101.490
Yaris Hatchback XLS R$ 112.690
Yaris Sedã XL R$ 96.390
Yaris Sedã XS R$ 104.990
Yaris Sedã XLS R$ 116.990