XC40 torna-se o híbrido plug-in mais acessível da Volvo no Brasil

Modelo começa a ser vendido de forma plena no Brasil e pode rodar até 47 km no modo elétrico
Volvo XC40 2020

Volvo XC40 2020 | Imagem: Divulgação

Modelo que já estava em regime de pré-venda no Brasil, a Volvo anuncia nesta terça-feira (16) a chegada plena ao mercado do XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design, nova opção topo de linha do SUV no país. A nova configuração faz dele o híbrido plug-in mais acessível da marca sueca no Brasil, tendo preço tabelado em R$ 245.950.

Uma grande vantagem do SUV é a possibilidade de rodar por cerca de 47 km apenas no modo elétrico. Como é peculiar a um híbrido plug-in, o XC40 T5 conta com uma bateria mais robusta, no caso com capacidade para 10,7 kWh. O SUV pode ser carregado em uma tomada de padrão industrial, mais robusta, por meio de um cabo que vem junto com o veículo. A Volvo também vai oferecer uma “torre de recarga” que poderá ser instalada onde for mais conveniente para o dono do carro. Vale a pena destacar que a nova opção do XC40 enquadra-se no programa Recharge Offer, em que a Volvo vai ressarcir aos donos de seus híbridos plug-in o gasto com eletricidade para incentivar o deslocamento com menor impacto ao meio-ambiente. 

Volvo XC40 2020
Volvo XC40 2020
Imagem: Divulgação

O sistema T5 Twin Engine presente na nova versão do XC40 é composto por um motor elétrico associado ao propulsor 1.5 turbo tricilíndrico a gasolina. A potência combinada é de 265 cv (262 hp) e o torque conjunto alcança 43,3 kgfm. Segundo a Volvo, o XC40 eletrificado é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e tem uma autonomia combinada que gira em torno de 800 km. Com câmbio de dupla embreagem de 7 marchas, o modelo conta com tração somente nas rodas dianteiras.

Volvo XC40 2020
Conjunto propulsor híbrido plug-in T5 faz estreia no Brasil aplicado no XC40
Imagem: Divulgação

Por se tratar de uma configuração topo de linha, o XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design traz um pacote de itens de série bastante completo, com destaque para o teto solar panorâmico elétrico, painel digital com tela de 12,3”, central multimídia completa com tela de 9”, faróis full-LED com ajuste automático para o facho alto, rodas de liga leve aro 20”, mecanismo de abertura elétrica para a tampa do porta-malas com sistema Hands-Free, ar-condicionado com duas zonas de atuação, bancos esportivos com ajustes elétricos e revestimento mesclando couro e nobuck, apenas para elencar alguns dos itens. Para quem gosta de um som aprimorado, o modelo é equipado com sistema projetado pela Harman Kardon, chamado Premium Sound, capaz de entregar 600W de potência distribuídos em 13 alto-falantes.

Volvo XC40 2020
Volvo XC40 2020
Imagem: Divulgação

No pacote de tecnologia e assistência para a condução, o XC40 T5 também é muito completo e traz de série o controle de cruzeiro adaptativo com Pilot Assist (atua até 130 km/h mantendo a velocidade e uma distância pré-definida do veículo à frente, corrigindo a direção para manter o carro no centro da faixa de rodagem), alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência (City Safety), aviso de mudança de faixa com correção automática (LKA), alerta de pontos cegos, entre outros.

A Volvo sinaliza que a nova opção híbrida plug-in do XC40 deverá responder por 30% do mix de vendas do SUV, alcançando um volume específico de mil unidades/ano a partir de 2021 dentro da gama. A marca vai oferecer 5 anos de garantia para a bateria do conjunto e dois anos de cobertura integral para o veículo. 

 

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis