VW T-Cross já ''passeia'' quase sem disfarce
Site flagra o modelo pronto antes do lançamento previsto para o Salão de Paris
O site Carscoops traz nesta quarta-feira (30) um flagra bem interessante sobretudo para nós, brasileiros. A equipe flagrou uma unidade do Volkswagen T-Cross rodando com uma camuflagem bem leve por algumas estradas europeias, sinalizando claramente que o modelo já está pronto e aguardando apenas o lançamento.
Segundo alguns rumores, é bem possível que a apresentação global do T-Cross, SUV compacto derivado da nova geração do Polo, fique para o Salão de Paris. Como ele também será produzido no Brasil, é certo que ele vai ao menos figurar no Salão de São Paulo em novembro deste ano. As vendas do modelo aqui, segundo a Volkswagen já confirmou, iniciam ao longo do primeiro trimestre de 2019.
Apesar dos disfarces, já é possível identificar que o T-Cross vai compartilhar vários elementos estéticos com os demais SUVs recentes da gama VW. A grade frontal, por exemplo, conta com três faixas horizontais e os para-lamas são bem pronunciados, um recurso típico para conferir ao modelo um aspecto mais robusto.
Como bem aponta os colegas do Carscoops, como o T-Cross é baseado na mesma plataforma MQB que dá vida ao Polo nacional, dificilmente o modelo contará com opções de tração integral já que a arquitetura em questão não contempla o recurso.
Enquanto na Europa o modelo terá uma ampla gama de propulsores e câmbios, é bem possível que a Volkswagen adote alguns de seus motores de alta eficiência já produzidos aqui, no caso o 1.4 e/ou o 1.0 ambos da família TSI e dotados de turbo e injeção direta. A transmissão, muito provavelmente, será a automática de 6 marchas presente no Polo e Virtus. Talvez a VW ainda aposte uma versão manual, caixa que tem uma aceitação muito pequena sobretudo no segmento de SUVs no Brasil.
Por aqui, o VW T-Cross atuará no segmento de Honda HR-V, Hyundai Creta, Jeep Renegade e cia. Dependendo do posicionamento da VW, podemos esperar versões gravitando no intervalo de R$ 80.000 a R$ 100.000, onde hoje está a maior parte das vendas de modelos do tipo. Passou da hora da Volkswagen contar com um representante na categoria e a montadora sabe que, por chegar bem depois das concorrentes, precisa entregar um produto que verdadeiramente se destaque no segmento. Vamos acompanhar de perto as movimentações da marca por aqui.