VW T-Cross já ''passeia'' quase sem disfarce

Site flagra o modelo pronto antes do lançamento previsto para o Salão de Paris
Flagra do VW T-Cross em teste realizado pelo site Carscoops

Flagra do VW T-Cross em teste realizado pelo site Carscoops | Imagem: Carscoops

O site Carscoops traz nesta quarta-feira (30) um flagra bem interessante sobretudo para nós, brasileiros. A equipe flagrou uma unidade do Volkswagen T-Cross rodando com uma camuflagem bem leve por algumas estradas europeias, sinalizando claramente que o modelo já está pronto e aguardando apenas o lançamento.

Segundo alguns rumores, é bem possível que a apresentação global do T-Cross, SUV compacto derivado da nova geração do Polo, fique para o Salão de Paris. Como ele também será produzido no Brasil, é certo que ele vai ao menos figurar no Salão de São Paulo em novembro deste ano. As vendas do modelo aqui, segundo a Volkswagen já confirmou, iniciam ao longo do primeiro trimestre de 2019.

Apesar dos disfarces, já é possível identificar que o T-Cross vai compartilhar vários elementos estéticos com os demais SUVs recentes da gama VW. A grade frontal, por exemplo, conta com três faixas horizontais e os para-lamas são bem pronunciados, um recurso típico para conferir ao modelo um aspecto mais robusto.

Como bem aponta os colegas do Carscoops, como o T-Cross é baseado na mesma plataforma MQB que dá vida ao Polo nacional, dificilmente o modelo contará com opções de tração integral já que a arquitetura em questão não contempla o recurso.

Enquanto na Europa o modelo terá uma ampla gama de propulsores e câmbios, é bem possível que a Volkswagen adote alguns de seus motores de alta eficiência já produzidos aqui, no caso o 1.4 e/ou o 1.0 ambos da família TSI e dotados de turbo e injeção direta. A transmissão, muito provavelmente, será a automática de 6 marchas presente no Polo e Virtus. Talvez a VW ainda aposte uma versão manual, caixa que tem uma aceitação muito pequena sobretudo no segmento de SUVs no Brasil.

Por aqui, o VW T-Cross atuará no segmento de Honda HR-V, Hyundai Creta, Jeep Renegade e cia. Dependendo do posicionamento da VW, podemos esperar versões gravitando no intervalo de R$ 80.000 a R$ 100.000, onde hoje está a maior parte das vendas de modelos do tipo. Passou da hora da Volkswagen contar com um representante na categoria e a montadora sabe que, por chegar bem depois das concorrentes, precisa entregar um produto que verdadeiramente se destaque no segmento. Vamos acompanhar de perto as movimentações da marca por aqui.

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis