VW Saveiro usada é a picape barata e boa de caçamba por menos de R$ 45 mil

Podendo transportar cargas superiores a 650 kg, o utilitário é bom negócio para trabalho ou lazer
Volkswagen Saveiro Super Surf 2003

Volkswagen Saveiro Super Surf 2003 | Imagem: Divulgação

A Volkswagen Saveiro surgiu em 1982, mas a primeira e maior mudança só viria em novembro de 1997 com a 2ª geração ou G2, conhecida como bolinha. Graças aos 12 cm a mais na caçamba, a capacidade de carga também aumentou, passando dos 570 kg para 700 kg por conta da caçamba esticada em 12 centímetros. 

VEJA TAMBÉM:

A VW Saveiro G2 vinha nas versões CL 1.6 MI (92 cv) ou 1.8 MI (98 cv) e GL (1.8 MI) que agregava a janela traseira corrediça. A esportiva TSI apareceu em 1998 com motor 2.0 (109 cv) trazendo trio, direção hidráulica, rodas de alumínio de aro 15, faróis de neblina.

A 3ª geração da Saveiro (G3) surgiu em 2000 junto com a nova nomenclatura: básico, Comfortline e Sportline. As duas últimas recebiam os mesmos motores 1.8 e 2.0, além da oferta do ar-condicionado, rodas de alumínio e faróis de neblina na Sportline. Em 2003 foi a vez da Super Surf de chegar ao mercado trazendo suspensão mais alta, para-choques sem pintura e grade e retrovisores cromados. De série, havia banco de couro sintético, além dos itens da Sportline.

Saveiro G3 teve série especial Super Surf

O ano também foi marcado com a estreia do motor 1.6 Total Flex - 99 cv com etanol e 97 cv com gasolina. Já em 2004 foi marcado com a vinda da série especial Crossover que se diferenciava pelo quebra-mato, Santo Antônio, estribos e suspensão elevada. Para 2006 estreou a “G4” que não passava de uma G3 com apenas alguns retoques sutis, a exemplo do que a VW fez na transição da G2 para a G3. Nessa fase, foi incluído o motor 1.8 Total Flex (106/103 cv) para a básica City (opcional) e de série à Sportline. Já a Crossover acompanhou a “nova geração” tornando-se versão de linha.

Em 2007, foi a vez da versão Titan que se distinguia de faróis com máscara negra, moldura nos arcos dos para-lamas, Santo Antônio, brake light e iluminação, rodas de aro 14 e adesivos com a inscrição Titan. Dois meses depois, veio a Surf com motores 1.6 e 1.8 flexíveis com os mesmos itens decorativos da Titan, além da direção hidráulica, rodas de aro 15, pedais esportivos de série, mas o GPS era vendido à parte.


PONTOS A SEREM VISTOS ANTES DA COMPRA

Volkswagen Saveiro Super Surf 2002
Volkswagen Saveiro Super Surf já vinha com duplo airbag entre os itens de série
Imagem: Divulgação
  • Painel 

Mais comum nas Saveiros da terceira geração, o painel de plástico acaba ocasionando trincas e quebras principalmente nos difusores de ar e tampa do porta-luvas. Só uma simples tampa pode custar mais de R$ 250.

  • Torres dianteiras 

Nos modelos da terceira geração, trincas podem surgir nas torres da suspensão dianteira, o que pode ser por conta da adoção de molas e amortecedores não originais.

  • Tampa traseira

Conforme o tempo de uso, surgem ruídos provenientes de folga excessiva entre o pino e a trava da tampa traseira, mais comum nas terceiras gerações. A solução para isso, é reapertar e lubrificar com graxa onde se originaram os ruídos. 

  • Portas 

O acabamento e a durabilidade do plástico das portas, principalmente os modelos da quarta geração, são alvos de reclamações, por conta de ruídos. Às vezes, a troca de presilhas internas de fixação do forro por outra pode resolver o problema.

  • Janela traseira 

Saveiros a partir da segunda geração podem apresentar vazamentos devido ao ressecamento da guarnição de borracha por onde corre o vidro. Um outro problema é a formação de ferrugem nas molduras por conta do acúmulo de água.

  • Caçamba

Por se tratar de um utilitário muito usado para pequenos carretos, redobre a atenção com o estado do protetor de caçamba que pode esconder possíveis sinais de batida.

QUAL VERSÃO NÓS RECOMENDAMOS

Volkswagen Saveiro Super Surf 2002
Volkswagen Saveiro Super Surf  pode levar até 700 kg de carga ba caçamba, conforme a fabricante
Imagem: Divulgação

Ao comprar uma Saveiro usada, dê preferência às versões bicombustíveis e, se possível, com ar-condicionado e direção hidráulica, que são mais fáceis de vender, mesmo em se tratando de um veículo utilitário.

Quanto à motorização, os modelos mais procurados são os 1.6 que são bem mais econômicos em relação aos 1.8 e 2.0 e atendem muito bem tanto para o lazer quanto para o serviço mais pesado. Por falar nisso, avalie bem a unidade em vista e evite-as com a caçamba ou tampa traseira riscada e com marcas profundas, pois estes detalhes podem denunciar que foi submetida a trabalhos pesados. Desconfie também de unidades que não tenham o emblema central da VW à tampa traseira, que podem mascarar uma forte batida nesta região. 

No caso das 1.6 flexíveis, encontramos inúmeras versões, com preços que variam entre R$ 30 mil e R$ 45 mil. Só desconfie de unidades com a quilometragem muito baixa, ainda mais se tratando de picapes. 

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

 

 

 

Volkswagen Saveiro Super Surf 2003

Volkswagen Saveiro Super Surf 2003

Volkswagen Saveiro Super Surf 2003

Volkswagen Saveiro Super Surf 2003

Volkswagen Saveiro Super Surf 2003

Volkswagen Saveiro Super Surf 2003

Volkswagen Saveiro Super Surf 2003

Volkswagen Saveiro Super Surf 2003

Volkswagen Saveiro Super Surf 2003

Volkswagen Saveiro Super Surf 2003

Volkswagen Saveiro Super Surf 2003

Volkswagen Saveiro Super Surf 2003

Volkswagen Saveiro Super Surf 2003

Volkswagen Saveiro Super Surf 2003

Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.