VW prepara a despedida da terceira geração do Fusca
Alemã anuncia o fim da produção do Fusca para 2019 e lança série especial
Com uma história de 70 anos e um dos carros mais emblemáticos de todos os tempos, o Fusca parece que finalmente vai ter sua merecida aposentadoria. A Volkswagen of America anunciou nesta quinta-feira (13) que a produção da terceira geração do Fusca será encerrada em 2019. Segundo comunicado da marca, “serão realizados uma série de eventos que culminarão com o fim da produção na fábrica de Puebla, no México, em julho de 2019”.
Para não deixar o fato passar em branco, a Volkswagen prepara uma edição especial chamada Final Edition para as variantes cupê e conversível do Fusca vendido nos EUA, onde o modelo atende pelo nome Beetle. Baseada nos catálogo SE e SEL, o Beetle Final Edition trará alguns detalhes exclusivos de acabamento como elementos cromados na carroceria, faróis bi-xenon, rodas de liga leve com visual exclusivo e aro 17” na versão SE ou aro 18” na configuração SEL, dentre outros.
A série Final Edition para o Beetle norte-americano contará com duas cores exclusivas, no caso a Moon Beige e a Stonewashed Blue. Além delas, somam-se as tonalidades regulares da gama, como a Pure White, Deep Black Pearl e Platinum Grey. No caso do Beetle conversível, a configuração Final Edition SEL será vendida com a capota de tecido na cor marrom exceto quando a carroceria receber a tonalidade Safari Uni.
A gama Beetle 2019 nos EUA é movida apenas pelo motor 2.0 TSI com 176 cv e câmbio automático de 6 marchas e as versões Final Edition cupê custarão o equivalente a R$ 97.000 (SE) e R$ 109.500 (SEL). As opções Final Edition conversíveis, por sua vez, cerca de R$ 115.000 (SE) e R$ 126.300 (SEL). Vale a pena destacar que o Fusca já não é mais importado ao Brasil desde 2017.
Fato é que a Volkswagen vai destinar seus recursos cada vez mais para o desenvolvimento de propulsão elétrica e tecnologias de condução autônoma, centrando seus investimentos nessas áreas bem como o desenvolvimento de SUVs e picapes, dois tipo de modelo que crescem cada vez mais na preferência de consumidores ao redor do mundo.
“A perda do Beetle após três gerações e mais de sete décadas vai gerar uma série de emoções nos mais devotados fãs do modelo. Na medida em que nos tornamos uma marca com produtos voltados às necessidades das famílias e com uma ampla gama de modelos para isso, também vamos trabalhar na estratégia de eletrificação de nossos produtos e, pelo menos no momento, não existem planos de um sucessor para o Fusca. Mas, como nós observamos no conceito I.D. Buzz, que é uma reinterpretação da Kombi para os novos tempos, eu acrescento que nunca diga nunca”, declarou Hinrich Woebcken, presidente e CEO do grupo Volkswagen para a América do Norte, deixando uma ponta de esperança para quem espera ver o Fusca novamente nas ruas.
Entre os bastidores, correm alguns rumores de que a Volkswagen poderia resgatar o projeto do Fusca como um hatch 4 portas elétrico, conforme noticiamos aqui no Autoo. Vamos acompanhar de perto os próximos passos da estratégia da marca.