VW Polo tem ano perfeito e dispara no ranking de vendas de 2023
Hatch compacto assumiu missão difícil de substituir o Gol e não decepcionou. Até esta sexta-feira, veículo tinha mais de 111 mil emplacamentos contra 8 mil em 2022
Se havia alguma dúvida que o Polo poderia herdar o posto do Gol como carro mais vendido da Volkswagen no Brasil, ela desapareceu nos últimos meses.
O hatch compacto, projeto nascido na Europa ao contrário de seus principais rivais, não apenas cumpriu a difícil missão como vendeu muito mais que o próprio Gol no ano passado.
Até esta sexta-feira, 29, o Polo acumulava mais de 111 mil unidades emplacadas, garantindo a ele o título de automóvel mais vendido do Brasil em 2023 – o Onix, segundo colocado, está quase 10 mil carros atrás e dificilmente poderá mudar esse cenário.
O desempenho de vendas surpreendente vem se repetindo em dezembro, com a marca de 18 mil carros emplacados.
É um volume de vendas raramente visto em anos recentes no Brasil. O próprio Polo já havia feito algo parecido em julho quando emplacou 16.470 unidades.
No acumulado do ano, o Volks só está atrás da picape Strada, mas a diferença é pequena, de cerca de 9 mil unidades.
Vencedores e perdedores de 2023
O ranking provisório de 20 veículos mais vendidos 2023, mostrado abaixo, também revela algumas oscilações interessantes no mercado.
Além do Polo, que teve até aqui um crescimento 1.258% nas vendas, o novo SUV HR-V, da Honda, também demonstrou uma expansão significativa, de 212%.
Outros dois VW foram bem: a Saveiro dobrou as vendas enquanto o Nivus cresceu 32%. Uma nota de alento também vai para o Nissan Kicks, com 30% mais emplacamentos.
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
Até mesmo a Chevrolet não tem do que reclamar. Embora o Onix tenha sido superado pelo Polo, o hatch viu suas vendas subirem 20%. Já o Onix Plus ficou estável e o Tracker caiu 6%.
Já o HB20, líder entre os automóveis em 2022, vendeu 8% menos e caiu para 3º nesse ranking.
A Jeep também experimentou um retrocesso em emplacamentos no Compass (7% menos) e no Renegade, que caiu 8% e seguia apenas na 18ª posição no ranking.
Há ainda uma grande disputa entre Mobi e T-Cross pelo 6º lugar e também entre Argo, Tracker, Creta e Kwid pelo 8º posto. Vamos voltar ao assunto na semana que vem para ver as posições finais de chegada.
Posição | Modelo | 2023* | Dezembro | 2022 | Var. |
---|---|---|---|---|---|
1º | Fiat Strada | 120.597 | 10.570 | 112.456 | 7% |
2º | Volkswagen Polo | 111.237 | 17.994 | 8.193 | 1258% |
3º | Chevrolet Onix | 102.030 | 10.826 | 85.252 | 20% |
4º | Hyundai HB20 | 88.905 | 9.627 | 96.255 | -8% |
5º | Chevrolet Onix Plus | 74.881 | 6.369 | 75.243 | 0% |
6º | Fiat Mobi | 73.428 | 7.395 | 72.756 | 1% |
7º | Volkswagen T-Cross | 72.436 | 7.787 | 65.341 | 11% |
8º | Fiat Argo | 66.717 | 5.218 | 64.016 | 4% |
9º | Chevrolet Tracker | 66.635 | 6.761 | 70.806 | -6% |
10º | Hyundai Creta | 65.814 | 8.576 | 62.651 | 5% |
11º | Renault Kwid | 63.302 | 8.089 | 57.388 | 10% |
12º | Jeep Compass | 59.104 | 3.935 | 63.564 | -7% |
13º | Volkswagen Nivus | 52.097 | 5.640 | 39.463 | 32% |
14º | Fiat Toro | 51.299 | 4.704 | 49.567 | 3% |
15º | Nissan Kicks | 50.778 | 4.820 | 38.983 | 30% |
16º | Fiat Cronos | 50.754 | 6.331 | 41.680 | 22% |
17º | Honda HR-V | 48.054 | 4.201 | 15.404 | 212% |
18º | Jeep Renegade | 47.389 | 3.234 | 51.398 | -8% |
19º | Volkswagen Saveiro | 46.600 | 5.283 | 23.422 | 99% |
20º | Toyota Hilux | 46.198 | 4.342 | 48.606 | -5% |
* Dados provisórios
Veja outras colunas
Em apuros, Nissan corta empregos e vende participação na Mitsubishi
13/11/2024 07h30Fabricante japonesa, no entanto, viu ações subirem nesta semana após fundo de investimento adquirir ações da empresa
Carros elétricos crescem no Brasil, mas mercado é quase 60 vezes menor que nos EUA
12/11/2024 12h20Pouco mais de 6 mil veículos a bateria foram emplacados em outubro enquanto norte-americanos compraram quase 350 mil unidades em setembro
Stellantis usa tática 'Verstappen' e Compass segue à frente do Corolla Cross nas vendas
08/11/2024 12h34Jeep sacou emplacamentos de última hora, interrompendo aproximação do Toyota, que poderia assumir a liderança em 2024