VW Polo é o hatch usado com bom custo-benefício por R$ 25 mil
Bem construído, o compacto premium da primeira geração traz temperamento esportivo a preço de popular
O Volkswagen Polo foi lançado em 2002 já como modelo 2003 estreando a plataforma PQ-24 na planta em São Bernardo do Campo, SP. Moderno, ele inaugurou alguns conceitos como a direção eletro-hidráulica de série e a introdução de soldas a laser, que possibilitou mais rigidez e segurança à carroceria.
VEJA TAMBÉM:
- Por menos de R$ 35 mil, Etios usado é o "hatch popular" honesto da Toyota
- Menos de R$ 30 mil: Renault Sandero é opção de usado espaçoso e barato
Apostando no segmento dos compactos premium, o VW Polo chegou para concorrer com o Corsa C, Ford Fiesta (Projeto Amazon), Citroën C3 e Fiat Punto, entre outros.
Inicialmente, além do motor 1.6 de 101 cv e 14,3 kgfm de torque, havia o 2.0 de 116 cv e 17,3 kgfm, além da raríssima opção 1.0 16V de apenas 79 cv e 9,7 kgfm, todos eles ligados ao câmbio manual de cinco marchas.
Entre as versões, o hatch da Volkswagen contava com a básica, Plus, Comfortline e até Sportline. O nível de equipamentos é excelente e, desde as mais simples da 1.6, por exemplo, já tem ar-condicionado, travas e vidros elétricos, direção eletro-hidráulica, acionamento elétrico da tampa do porta-malas e coluna de direção com regulagem de altura e profundidades.
Freios ABS com EBD, airbags para motorista e passageiro e computador de bordo eram opcionais na 1.6. Já o ar-condicionado digital, bancos em couro, computador de bordo, luzes de neblina, por exemplo, são alguns dos itens disponibilizados de série e opcional para as intermediárias e topo de linha.
Depois do facelift realizado em 2006, a Volkswagen importou algumas unidades do Polo GTI de duas portas equipadas com propulsor 1.8 20V turbo do Golf GTI. Com seus 150 cv de potência e 22,4 kgfm de torque, fazia bonito nas pistas. Na prova de zero a 100 km/h eram cumpridos em 8,2 s e a velocidade final batia nos 216 km/h. Até hoje é valorizado no mercado de usados, onde costuma ser vendido por mais de R$ 150 mil. Mas aí já é outra história…
PONTOS A SEREM VISTOS ANTES DA COMPRA
- Forros de porta
Com o tempo, o tecido que estampa os forros das portas pode descolar. Para isso, a solução é simples e, na maioria das vezes, barata, e que pode ser feita com a ajuda de um bom tapeceiro automotivo.
- Suspensão
O Polo traz uma configuração bem acertada na suspensão, o que dá conforto e prazer de dirigir. Mas já houve casos de rangidos irritantes, mesmo quando o modelo era mais novo. Às vezes, um reaperto de parafusos pode resolver.
- Direção eletro-hidráulica
Disponível até 2004, ela requer mais cuidado com a parte da manutenção. Caso ele apresente algum problema e precise de um reparo, nem sempre é fácil encontrar as peças de reposição.
- Discos e pastilhas
O conjunto de discos e pastilhas também são constantes alvos de reclamações por conta da chiadeira quando o pedal do freio é acionado. Dependendo, a troca dos discos e pastilhas poderão eliminar o indesejado ruído.
- Recall
Verifique se a unidade que está comprando já passou por alguns recalls como o dos airbags da empresa Takata dos modelos produzidos de entre os anos de 2006 a 2010. É só acessar o site da VW www.vw.com.br e inserir o chassi do veículo.
QUAL VERSÃO NÓS RECOMENDAMOS
Ainda que rara, evite a opção com motor 1.0 16V que é fraco demais em desempenho. Faz zero a 100 km/h em 13,5 segundos, enquanto que a velocidade máxima é de 168 km/h. Na 1.6, o hatch leva um pouco mais de 11 segundos nos 0-100 km/h e 180 km/h de velocidade final. Já o Polo 2.0 atingia os 100 km/h em 10 segundos e chegava a 200 km/h.
Quanto ao consumo, de acordo com dados de época, o compacto premium fazia na cidade e estrada: 8,1 km/l e 14,2 km/l (1.0 16v), 8,4 km/l e 13,5 km/l (1.6) e 8,0 km/l e 12,0 km/l (2.0).
De R$ 25 mil a R$ 30 mil: as primeiras opções flex do Polo
A boa saída é dar preferência para o Polo 1.6, que se tornou flex a partir de 2004 e passou a ter relações de marchas mais longas. Por falar na transmissão, evite a compra das malfadadas automatizadas i-Motion, que podem apresentar trancos nas trocas de marchas, ruídos, vazamentos e patinação de embreagem. Essa versão flex 1.6 fazia no etanol/gasolina: 6,2/9,4 km/l na cidade e 8,1/12,1 km/l na estrada. Os valores médios consultados por esta versão são na faixa de R$ 25 mil a R$ 30 mil, conforme a quilometragem e o estado de conservação.
De R$ 35 a R$ 40 mil: outras opções para quem pode investir mais
A partir de 2010 o VW Polo passou a oferecer uma versão denominada E-Flex. Equipada com o motor 1.6 flex, esta versão dispensava o reservatório de partida a frio, e no seu lugar trazia sistema de partida aquecida, favorecendo nas partidas a frio. O consumo também foi melhorado: 7,7 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada com etanol e 10 km/l na cidade e 12,7 km/l na estrada com gasolina.
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter