VW Golf Sport 1.8 Turbo e outras raras versões que valem a pena entre os usados

Difíceis de serem achados, alguns deles tiveram menos de 500 unidades feitas
Volkswagen Golf Sport 1.8 Turbo

Volkswagen Golf Sport 1.8 Turbo | Imagem: Divulgação

Mesmo no mercado de carros usados, é fácil se perder em meio a tantas opções, sobretudo em se tratando de nacionais, que são a grande maioria. Mas existem algumas raras versões de modelos fabricados no Brasil que ficaram marcadas na história.

VEJA TAMBÉM:

Seja para reagir à concorrência ou experimentar algo novo, as montadoras não poupam esforços, como foi o caso de sucesso do Chevrolet Vectra GSi que rivalizou com o Fiat Tempra Turbo. O sedã da Chevrolet foi o único a adotar a famosa sigla que até então era destinada apenas ao Kadett e Corsa. Relembre outros nacionais pouco conhecidos. 

1 - Vectra GSi

Chevrolet Vectra GSI
Opel Vectra GSi semelhante ao que foi vendido pela Chevrolet:  versão esportiva do sedã, com motor 2.0 16V de 150 cv importado da Alemanha
 Imagem: Divulgação

Lançado para substituir o defasado, mas bem aceito Monza, o Chevrolet Vectra inovou em vários aspectos. Mas, sem dúvida, a estreia da versão GSi para um sedã foi a maior delas. Bastante esportivo, o sedã ganhou spoilers laterais, rodas esportivas de 15 polegadas e um aerofólio, além do vermelho vivo que combinava com a esportividade do conjunto.

Aliás, o desempenho era digno de esportivo raiz. Seu motor 2.0 16V a gasolina de 150 cv junto ao câmbio manual de cinco marchas fazia bonito. De zero a 100 Km/h em menos de 9 segundos e velocidade final superior a 200 km/h, números respeitáveis para a época.

  • Preço médio: R$ 38 mil 

2 - VW Golf Sport 1.8 Turbo

Volkswagen Golf Sport 1.8 Turbo
Volkswagen Golf Sport 1.8 Turbo teve 450 unidades fabricadas com o bom motor 1.8 turbo de 150 cv
Imagem: Divulgação

Em 2003, o Golf estreou a série especial Sport, restringida a apenas 1.099 unidades e que só vinha com motor 1.6 de 101 cv ou 2.0 de 116 cv. Mas se hoje encontrar qualquer uma destas unidades já é o mesmo que procurar uma agulha num palheiro, imagine a Sport de 2004. A partir desse ano, só passou a ser equipada com o propulsor 1.8 turbo de 150 cv, o mesmo do primo rico Audi A3. 

Segundo a VW, foram disponibilizadas somente 450 unidades e que talvez, seja um dos Golfs nacionais mais raros de serem encontrados atualmente.

  • Preço médio: R$ 32mil

3 - Renault Mégane Grand Tour Extreme 2.0 manual

Renault Mégane Grand Tour Extreme
Renault Mégane Grand Tour Extreme vinha com a frente da versão R26 vendida na Europa
Imagem: Divulgação

Quando os SUVs nem haviam se tornado febres, as peruas ou Station Wagons dominavam o mercado. Voltadas para reunir bom espaço interno e muito conforto com a ajuda do câmbio automático para os modelos mais caros. No entanto, algumas poucas fabricantes, como a Renault, resolveram ir além e lançar a versão esportiva Extreme que na opção 2.0 16V a gasolina. 

Fora o visual agressivo e ousado, algo incomum para uma perua, a novidade ficou por conta da raríssima caixa mecânica com seis velocidades, considerando que a maioria vinha com transmissão automática/sequencial "Proactive" de quatro marchas.

  • Preço médio de R$ 25 mil

4 - Fiat Bravo Blackmotion manual

Fiat Bravo Blackmotion
Fiat Bravo Blackmotion com câmbio manual é bem mais recomendável que a versão automatizada
Imagem: Divulgação

Concebido para suceder o Stilo em 2010, o Fiat Bravo ganhou a sua 1ª reestilização em 2016 que além de manter as opções Essence, Sporting e T-Jet, a gama incluiria a Blackmotion, uma versão especial que ganhava alguns toques exclusivos como a cor preta, bancos de couro, rodas de 17 polegadas, faróis com máscara negra, saias laterais, ponteira de escapamento cromadas e faixas laterais.

Assim como nas versões Essence e Sporting, a Blackmotion também trazia o mesmo conjunto motriz formado pelo 1.8 16V flexível de até 132 cv com etanol, com câmbio automatizado Dualogic ou ainda do raro manual de cinco marchas.

  • Preço médio: R$ 48 mil

5 - Ford EcoSport 4x4

Ford EcoSport 4x4
EcoSport 4x4 tem sistema com tração integral vindo da Mazda, marca da qual a Ford tinha 30% das ações
Imagem: Divulgação

Fruto do projeto Amazon, o Ford EcoSport popularizou o segmento dos SUVs compactos no Brasil em 2003. Apesar de usar a mesma plataforma do Fiesta, o jipinho não era só fachada, pois até a inusitada tração integral (4WD) ele tinha, pelo menos na versão XLT.

Além disso, essa opção topo de linha só vinha equipada com motor 2.0 16V a gasolina de 143 cv que a partir da segunda geração, lançada em 2012, passou a ser flexível, com 147/141 cv. A tração 4x4 voltaria a ser oferecida, mas reservada apenas a Freestyle 2.0 16V que estreou câmbio manual de seis marchas.

  • Preço médio: 30 mil

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

 

Volkswagen Golf Sport 1.8 Turbo

Volkswagen Golf Sport 1.8 Turbo

Fiat Bravo Blackmotion

Fiat Bravo Blackmotion

Ford EcoSport 4x4

Ford EcoSport 4x4

Volkswagen Golf Sport 1.8 Turbo

Volkswagen Golf Sport 1.8 Turbo

Volkswagen Golf Sport 1.8 Turbo

Volkswagen Golf Sport 1.8 Turbo

Volkswagen Golf Sport 1.8 Turbo

Volkswagen Golf Sport 1.8 Turbo

Renault Mégane Grand Tour Extreme

Renault Mégane Grand Tour Extreme

Chevrolet Vectra GSI

Chevrolet Vectra GSI

Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.