VW Gol Rallye faz parte dos 5 usados que custam uma moto Honda Bros 160 0 km

Na faixa dos R$ 20,5 mil, pode-se comprar outros hatches com apelo aventureiro da GM, Fiat, Ford e Citroën
Volkswagen Gol Rallye

Volkswagen Gol Rallye | Imagem: Divulgação

Há quase 20 anos, o mercado brasileiro ainda estava amadurecendo e as fabricantes chegaram a oferecer versões com apelo aventureiro de hatches compactos. Hoje em dia, diante dos SUVs, são carros bem estranhos, para dizer o mínimo. Um deles é o Volkswagen Gol Rallye da primeira geração, com rods pintadas de branco.

VEJA TAMBÉM:

De qualquer forma, no mercado de usados, é possível encontrá-los na faixa dos R$ 20,5 mil. Por esse preço, pode-se comprar uma Honda Bros 160 0km. Mas tem quem prefira um carro usado pelo mesmo valor. Portanto, selecionamos 5 modelos usados que custam quase o mesmo que a moto, confira a seguir.

1 - Chevrolet Celta Off-Road 2006

Chevrolet Celta Off-Road
Chevrolet Celta Off-Road: versão com apelo aventureiro tem rodas de liga-leve e estribos laterais
Imagem: Divulgação

A GM lançou esta versão do subcompacto com estribos laterais, para-choque dianteiro de impulsão, faróis auxiliares de neblina, ente outros detalhes. Foi uma tentativa de atrair quem gostaria de ter um SUV, mas não tinha diheiro para tanto.

De qualquer forma, o carra acabou durando pouco no mercado. Vem com motor 1.4 movido apenas a gasolina que rende 85 cv e 11,8 kgfm de torque a 3.000 rpm - o câmbio é manual de 5 marchas.

As rodas de liga-leve são montadas em pneus 165/70R 13. Conforme dados do Inmetro, pode fazer 8,4 km/l de gasolina na cidade e 14,4 km/l na estrada. 

2 - Ford Fiesta Trail 2005

Ford Fiesta Trail
Ford Fiesta Trail: segue a mesma receita dos rivais nos tempos que os SUVs não dominavam as vendas
Imagem: Divulgação

A onda de versões com apelo aventureiro chegou às principais fabricantes instaladas no Brasil há quase 20 anos. No caso da marca do oval azul, o modelo escolhido para se vestir de aventureiro foi o Fiesta, que era fabricado em Camaçari (BA). Na primeira vez que o nome Trail foi usado pela marca norte-americana, o para-choque dianteiro ainda era de impulsão e havia uma peça  que imitava um anteparo de alumínio.

Nesta versão Trail do Fiesta o motor é o 1.6 Zetec Rocam flex, que rende até 111 cv com etanol e 15,8 kgfm de torque a 4.250 rpm. Já o câmbio é manual de cinco marchas. E como não podia deixar de ser, as rodas são de liga-leve de aro 14. Pelo Inmetro, o carro pode fazer até 8,1 km/l de gasolina na cidade e 12,9 km/l na estrada. 

3 - Volkswagen Gol Rallye 2005

Volkswagen Gol Rallye
Volkswagen Gol Rallye tem versão com rodas pintadas de branco entre os detalhes
Imagem: Divulgação

A primeira vez que a marca alemã resolveu usar o nome Rallye como versão do Gol, o motor foi o AP600 com injeção eletrônica, capaz de render 99 cv e 14,4 kgfm de torque a 3.000 rpm acoplado ao câmbio manual de cinco marchas. Curioso também neste carro são as rodas pintadas de branco, de aro 15, montadas em pneus de perfl baixo 195/55R 15.

A distância livre do solo é de ousados 18,6 cm, maior até que de alguns SUVs compactos de hoje em dia. Bom é que o peso relativamene leve, de pouco mais de 1.000 kg, favorece a agilidade e ajuda a não gastar combustível demais. Segundo o Inmetro, na cidade, o hatch da VW pode fazer 10,4 km/l de gasolina e 13,7 km/l na cidade. 

4- Fiat Mille Way 2009

Fiat Mille Way
Fiat Mille Way tem distância livre dio solo de 19 centímetros, o que ajuda a andar em trechos de terra
Imagem: Divulgação

Ainda com a base da primeira geração do hatch, esta versão com apelo aventureiro chegou a ser ainda mais ousada que o Gol Rallye na distância livre do solo, atingindo 19 cm. Não é à toa que o Uno aparece como um dos carros populares mais valentes para enfrentar trechos de terra, com eixo traseiro com feixe de molas semielípticas montado na transversal.

Porém, o interior é bem simples,o limpador de para-brisa tem apenas um braço e o motor é o Fire da primeira leva, com apenas 66 cv e modestos 9,1 kgfm de torque a 2.000 rpm que funciona com câmbio de 5 marchas, com engates nem sempre precisos e fáceis. Entretanto, é um carro econômico, fazendo 12,1 km/l de gasolina cidade e 13,6 km/l na estrada, sempre conforme dados do Inmetro.

5 - Citroën C3 X-TR 2008

Citroën C3 X-TR
Citroën C3 X-TR tem aparência off-road de um jeito um pouco mais discreto que os concorrentes
Imagem: Divulgação

A marca francesa também entrou na onda dos hatches aventureiros com esta versão que vive mais de aparências pelas rodas exclusivas de aro 15 com pneus 185/60R, proteções emborrachadas nos para-lamas, para-choques plasticos sem pintura e barras metálicas na capota, além de faróis auxiliares de neblina. 

Com motor 1.4 flex de 82 cv e 12,6 kgfm de torque a 3.250 rpm, o C3 X-TR também tem câmbio manual de cinco marchas e tração apenas dianteira. Com isso, o carro até que faz certa cerimônia em gastar combustível. De acordo com o Inmetro, faz 10,2 km/l de gasolina na cidade e 12,4 km/l na cidade.

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Volkswagen Gol Rallye

Volkswagen Gol Rallye

Chevrolet Celta Off-Road

Chevrolet Celta Off-Road

Chevrolet Celta Off-Road

Chevrolet Celta Off-Road

Chevrolet Celta Off-Road

Chevrolet Celta Off-Road

Citroën C3 X-TR

Citroën C3 X-TR

Ford Fiesta Trail

Ford Fiesta Trail

Volkswagen Gol Rallye

Volkswagen Gol Rallye

Volkswagen Gol Rallye

Volkswagen Gol Rallye

Fiat Mille Way

Fiat Mille Way

Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise