VW Gol está entre usados de até R$ 30 mil mais vendidos; veja ranking
Em segundo lugar aparece o Fiat Palio, seguido do Uno, Celta e Corsa, entre os cinco primeiros colocados
É fato que os carros novos para a maioria dos brasileiros ainda é um sonho distante, levando em consideração que hoje os modelos mais baratos à venda são os hatches “populares” Renault Kwid Zen vendido a R$ 71.190 e Fiat Mobi Like que sai por R$ 71.990.
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A saída para quem realmente precisa comprar um veículo com bom custo-benefício e não perder dinheiro, seja com manutenção ou no valor de revenda, são os usados de até R$ 30 mil. Estamos falando dos carros usados mais vendidos em 2023.
De acordo com o estudo da OLX, o VW Gol é o vitorioso com 10,1% de participação, seguido de Fiat Palio, Fiat Uno, Chevrolet Celta e Chevrolet Corsa com o marketing share de vendas na ordem: 8,4%, 6,0%, 5,8% e 5,8%. Confira o ranking completo a seguir.
1- Volkswagen Gol - 10,1%
O Gol foi um fenômeno de vendas e foi além com seus mais de 6 milhões de unidades comercializadas em 42 anos de produção. Mesmo após o seu fim, ele aparece entre os carros usados mais vendidos.
Com inúmeras versões e opções de motores, entre as mais tecnológicas veio nos idos de 1988 quando chegou a injeção eletrônica de combustível, o primeiro nacional a ter o recurso e mais tarde, em 2003, a flex, que roda com etanol, gasolina ou a mistura dos dois em um só tanque.
2- Fiat Palio - 8,4%
Assim como o Gol, o Palio está entre os preferidos no mercado de usados. Economia, versatilidade e baixa depreciação são alguns dos predicados dele. Surgiu em 1996 e terminou a sua missão em 2017 com a incríveis 3.834.750 unidades, só perdendo para o Uno (4.003.105 unidades) e o líder da VW (6.473.864 unidades).
Com mais de 20 anos de história, teve desde opções com motor 1.0 até às 1.8 de origem GM. Uma inovação, apesar do insucesso, foi a Citymatic com embreagem automática, surgida em 1999.
3- Fiat Uno - 6,0%
A partir da linha 2017, apresentada no final de 2016, o Uno foi reestilizado e ganhou novos itens a exemplo da direção elétrica, oferecida de série para todas as versões e controle de estabilidade, que era opcional, exceto para o modelo equipado com o estreante motor da família Firefly, o 1.3 de quatro cilindros de 109/101 cv.
Acompanhado dessas mudanças, a Fiat também ofereceu o honesto e econômico motor Firefly 1.0 de três cilindros que rende 77/76 cv.
4- Chevrolet Celta - 5,8%
Originado do projeto Blue Macaw (Arara-Azul), a estreia do Celta ocorreu no final de 2000. Quando foi fabricado, o popular raiz nada mais era do que um Corsa, considerando que sua base era a mesma do modelo lançado em 1994.
Com isso, muita coisa foi aproveitada como o conjunto da suspensão e o motor 1.0 já com injeção multiponto do modelo 1996. Seu ciclo de vida terminou em 2016 com mais de 1,5 milhão de unidades vendidas nesses 15 anos de trajetória.
5- Chevrolet Corsa - 5,8%
Imagem: Divulgação
O substituto do Chevette surgiu em janeiro de 1994. Foi o primeiro carro popular com injeção eletrônica de combustível, um avanço para a época. Outro detalhe marcante era o elogiado acabamento e motor 1.0 EFI econômico.
Bastante moderno, o hatch, logo de início, foi um sucesso de vendas com lista de espera interminável e com ágio de quase 50% do seu valor. Logo depois vieram as variantes Sedan, Pick-up e Wagon. Em 2002 veio a nova geração para a Hatch e Sedan e mais tarde a Montana.
6- Ford Fiesta - 4,7%
Imagem: Divulgação
Em 1995 foi Importado da Espanha com motor 1.3 de 60 cv com duas ou quatro portas, em 1996 já foi nacionalizado e totalmente reformulado e com mais duas opções de motores 1.0 de 53 cv e 1.4 de 89 cv (CLX).
Em 2003, com a nova geração, estreou o 1.0 sobrealimentado (Supercharged) sem o sucesso esperado. Para 2011, o New Fiesta Sedan veio importado do México e, no ano seguinte, o Hatch, que subiu de posto e passou a concorrer mais tarde com Peugeot 208, Chevrolet Sonic, Fiat Punto e Citroën C3.
7- Ford Ka - 3,2%
Imagem: Divulgação
O ka evoluiu bastante desde a sua estreia no Brasil, em 1997. Foi homologado para cinco pessoas a partir da segunda geração lançada em 2008, e a terceira e última geração foi totalmente renovada passando a ter quatro portas, que até então não tinha.
Antes de findar seus 23 anos de história no Brasil, o compacto não deixaria de entrar na onda dos motores mais eficientes de três cilindros, o chamado downsizing. O 1.0 12V flexível rende 85 cv quando abastecido com etanol e 80 cv quando com gasolina.
8- Fiat Siena - 2,6%
O Siena é até hoje lembrado por um dos porta-malas maiores do seu segmento com 488 litros. Importado da Argentina em 1997, ganhou vários motores e versões com direito até a esportiva Sporting com motor E.torQ 1.6 16V emprestado das demais versões.
A segunda geração surgiu em 2012 que foi batizada de Grand Siena por conta de suas novas dimensões e seu porta-malas que foi para 520 litros.
9- Chevrolet Classic - 2,5%
O Classic nada mais é do que o Corsa Sedan da primeira geração. E essa foi uma das de maior sucesso da Chevrolet. Apareceu em 2004 e até 2016 só ganhou uma pequena reestilização na parte da frente e traseira, isso em 2010.
A maior novidade em toda a trajetória dele ocorreu em 2005 com a estreia do câmbio automático que fez dupla com o motor 1.6 de (92 cv). No ano seguinte, essa opção deixou de ser oferecida, passando a contar só com a 1.0 flex de 72/70 cv.
10- Volkswagen Fox - 2,5%
Imagem: Divulgação
O Fox surgiu em 2003 apostando no melhor aproveitamento de espaço interno. Para isso, recorreu ao sistema dos bancos traseiros corrediços que ajudavam a ampliar o espaço do porta-malas que crescia de 260 para 353 litros, conforme o ajuste.
A posição de dirigir elevada e a altura de 1,54 m também contribuíram para o sucesso. Nos últimos anos de produção, chegou a contar com controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, faróis com acendimento automático, entre outros itens.
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