VW Gol: 10 motivos que fazem do hatch ser sucesso até hoje entre os usados
Modelo saiu de linha em 2022, mas ainda desperta interesse dos consumidores
O Volkswagen Gol deixou de ser produzido em 2022, mas isso não impediu que ele continuasse a ser um sucesso de vendas. A prova está na 1ª posição que o hatch ocupa no segmento de usados no mês de abril, conforme dados da Fenauto (Federação dos Revendedores de Veículos Usados). Foram 63.230 unidades o modelo da marca alemã, seguido do Fiat Uno (35.480) e o Fiat Palio (33.464).
VEJA TAMBÉM:
- Hyundai HB20 é o hatch usado mais fácil de vender pela internet; veja ranking
- Menos de R$ 30 mil: Renault Sandero é opção de usado espaçoso e barato
Mas quais são as razões do carro mais famoso do Brasil ser tão desejado? Elencamos 10 deles; saiba mais detalhes.
Projeto bem elaborado
Desde quando foi lançado em 1980, o Gol sempre carregou em seu DNA a confiabilidade. O primeiro projeto batizado de BX levou mais de cinco anos de desenvolvimento.
Mecânica simples
A durabilidade dos motores que equipam o Gol impressiona pelo projeto simples e de fácil manutenção. Outra característica está no vasto estoque e dos valores das peças.
Tecnologia avançada
A promissora tecnologia dos híbridos flex deve muito ao Gol, o primeiro carro com motor flex do Brasil. Lançado em 2003, funciona com etanol, gasolina ou dois juntos no mesmo tanque.
Liderança absoluta
Por 27 anos consecutivos (1987 a 2013), o Gol foi o carro mais vendido do Brasil, um feito e tanto considerando os 42 anos de trajetória. Hoje ele é o líder de vendas no mercado de usados.
Vendas em alta
Tomando como referência os dados da Fenabrave, em abril, o Gol foi novamente o líder entre os carros usados mais negociados. Foram 63.128 unidades vendidas.
Histórico invejável
Ele acumulou mais de 6 milhões de unidades comercializadas em 42 anos de produção. Em 2011, ele atingiu a marca de 1 milhão de unidades exportadas, tornando o nacional mais vendido lá fora.
Economia de combustível
O Gol sempre foi econômico. Em 2023, por exemplo, o último ano de produção, a versão 1.0 com motor de três cilindros chega a fazer 13,7 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada com gasolina.
Conforto e praticidade
Projetado para ser prático e versátil, por que não ser também confortável? Foi aí que, em 2018, surgiu o câmbio automático de seis marchas como opção às versões com motor 1.6.
Constante evolução
Durante os anos de produção, o Gol evoluiu incluindo na segurança sem que isso pesasse no bolso do brasileiro, tornando-o um dos carros com melhor custo-benefício do mercado.
Intensa valorização
O Gol é um dos carros com menor depreciação e algumas versões como a esportiva GTI, lançada em 1989, só vem ganhando valor. Unidades restauradas chegam a custar mais de R$ 300 mil.
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter