VW Fusca TSI está entre os 5 esportivos usados mais velozes do Brasil

Lista tem 500 Abarth, Sandero RS, 208 GT e outros "foguetinhos de bolso"
Volkswagen Fusca

Volkswagen Fusca | Imagem: Divulgação

Os carros esportivos sempre mexem com o nosso imaginário. Diferenciados e velozes, eles são em sua maioria inacessíveis para a grande parte de nós, custando mais de meio milhão. Neste sentido, algumas fabricantes desenvolvem versões esportivadas, só para atrair uma clientela especial, mas que na prática não tem aquela tocada apimentada.

VEJA TAMBÉM:

A boa notícia é que existem algumas raras exceções, a exemplo do VW Fusca TSI usado, um hot hatch veloz que custa menos que o Polo básico 0 km. Confira este e outros esportivos de verdade mais velozes do Brasil. 

 

1- Fiat 500 Abarth

Fiat 500 Abarth
Fiat 500 Abarth pequeno no tamanho, mas grande  no desempenho com motor de 167 cv
Imagem: Divulgação

O Fiat 500 é conhecido desde 2009, quando as primeiras unidades chegaram importadas da Polônia com um modesto 1.4 16V de “só 100 cv”. Para agradar os mais exigentes, a Fiat em parceria com a sua divisão esportiva trouxe o 500 Abarth, um pocket-rocket para lá de divertido.

Chamativo, exclusivo e ágil, seu propulsor 1.4 16V turbo a gasolina Multiair de 167 cv e 23 kgfm arrancava sorrisos até dos menos sensíveis. Para o deleite dos mais puristas, a transmissão manual de cinco marchas com engates curtos e precisos era a cereja do bolo.

Segundo a Fiat, entre 2014 e 2015, foram comercializados apenas 942 exemplares e atualmente, um 500 Abarth pode ser comprado por R$ 140 mil, em média.

Aceleração de 0 a 100 km/h: 6,9 segundos

Velocidade máxima: 214 km/h

2- Citroën DS3

Citroën DS3
Citroën DS3  vem com motor 1.6 THP de 165 cv e câmbio manual, combinação que favorece a agilidade
Imagem: Divulgação

Muito além de um visual cativante, o Citroën DS3 é um hot hatch com motor turbo e câmbio manual capaz de deixar qualquer gearhead de queixo caído. Importado da França de 2012 a 2017, o hatch vinha equipado com o conhecido 1.6 THP de injeção direta (o mesmo que equipa outros modelos do Grupo PSA como 2008, 3008, C4 Lounge e C4 Picasso) que despeja 165 cv e 24,5 kgfm regido por caixa automática de seis velocidades.

Assim como os dois primeiros dessa lista, o DS3 só vinha com a opção de duas portas, o que reforça ainda mais a esportividade do conjunto, porém não conte com o espaço no banco traseiro. Em uma pesquisa nos principais sites de classificados, é possível encontrar o esportivo francês com preços que vão de R$ 45 mil até R$ 80 mil

Aceleração de 0 a 100 km/h: 7,3 segundos

Velocidade máxima: 219 km/h

3- VW Fusca TSI

Volkswagen Fusca
Volkswagen Fusca tem omesmo conjunto do Golf GTI com uma carroceria de cupê
Imagem: Divulgação

O VW Fusca TSI é um esportivo “raiz” no melhor sentido da palavra. Com linhas clássicas que lembram o projeto original, de igual, só tem o nome. A começar pela poderosa usina de força, a mesma empregada no hatch Golf, nos sedãs Jetta, Passat e no SUV Tiguan.

Seu motor 2.0 turbinado de quatro cilindros e sistema de alimentação por injeção direta de combustível é responsável por desempenhar a potência de 200 cv e 28,5 kgfm que, em 2015, passou para 211 cv e 28,6 kgfm, sempre em conjunto com o câmbio automatizado de dupla embreagem de seis marchas. 

O Fusca TSI vinha importado do México desde o final de 2012 e durou até 2016. Hoje, um modelo usado destes, pode ser adquirido por um preço médio de R$ 90 mil.

Aceleração de 0 a 100 km/h: 6,9 segundos

Velocidade máxima: 224 km/h

4- Peugeot 208 GT

Peugeot 208 GT
Peugeot 208 GT tem 173 cv e câmbio manual para acelerar dce 0 a 100 km/h em 7,6 segundos
Imagem: Divulgação

O Peugeot 208 chegou à linha 2017 levemente reestilizado trazendo algumas mudanças de estilo e nas atualizações da lista de itens de série e opcionais. Porém a grande sensação foi a estreia da versão esportiva GT equipada com o motor turboflex 1.6 16V THP, de quatro cilindros.

Com 166 cv de potência com gasolina e 173 cv com etanol e torque de 24,48 kgfm para ambos os combustíveis, o hatch era rápido. Para completar a diversão, no conjunto motriz, era adicionado o tradicional câmbio manual de seis marchas que todo purista adora, tudo por menos de R$ 70 mil hoje.

Por dentro a esportividade também não foi deixada de lado e trazia, além do tradicional painel i-Cockpit, bancos, lavadeiras, pomo da alavanca de câmbio e volante exclusivos.

Aceleração de 0 a 100 km/h: 7,6 segundos

Velocidade máxima: 222 km/h

5- Renault Sandero RS

Volkswagen Fusca
Renault Sandero RS: motor 2.0 aspirado e conjunto acertado com aval da Renault Sport da França
Imagem: Divulgação

O Renault Sandero RS foi lançado no Brasil em 2015 e contava com o desenvolvimento da Renault Sport, em parceria com as equipes de design e engenharia da América Latina. Além do visual chamativo, o motor flex 2.0 de até 150 cv e 20,9 kgfm atrelado ao câmbio manual de seis marchas com relações curtas era o suprassumo dos carros de alto desempenho.

Era o único esportivo “raiz” que custava abaixo dos R$ 100 mil na época. Apesar disso, em 2021, deixou de ser fabricado no Brasil e as últimas 100 unidades tiveram o kit especial “R.S. Finale”, composto de um pôster do esportivo, boné, chaveiro, squeeze e carteira e uma plaqueta de metal numerada tornando-o ainda mais exclusivo. Seu preço parte de R$ 55 mil.

Aceleração de 0 a 100 km/h: 8 segundos

Velocidade máxima: 202 km/h

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Volkswagen Fusca

Volkswagen Fusca

Peugeot 208 GT

Peugeot 208 GT

Citroën DS3

Citroën DS3

Fiat 500 Abarth

Fiat 500 Abarth

Volkswagen Fusca

Volkswagen Fusca

Volkswagen Fusca

Volkswagen Fusca

Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise