VW Fusca 1984 com menos de 32 mil km brilha como novo e entra para venda
De placa preta, clássico é forte candidato para quem quer começar uma coleção e não quer gastar tanto dinheiro
Quem nunca teve uma história na infância com o carismático Fusquinha ou ainda para contemplar um exemplar rodando nas ruas até hoje?
Chamado de VW Sedan, cujo nome Fusca só foi oficializado em 1983, o famoso veículo atravessou gerações desde quando os primeiros ‘Volks’ começaram a chegar no porto de Santos, em 1950.
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Este Volkswagen Fusca na cor branca Nepal que você vê está à venda por meio da loja O Acervo e representa o que de mais genuíno existe em uma peça de colecionador.
No anúncio, a empresa destaca que se trata de um carro de único dono até 2019 e com apenas 32 mil km comprovados. Exemplos de cuidado e preservação também estão nos bancos em vinil imaculados e nas rodas datadas com o ano do carro.
O motor 1.6 (1.584 cm³) a álcool (etanol, nos dias de hoje) dispõe de 57 cv e torque de 11,8 kgfm, o que, de acordo com a ficha técnica de catálogos da época, permite com que o Fusca chegue de zero a 100 km/h em 16 segundos e velocidade máxima de 137 km/h.
Oferecido por R$ 50 mil, quem se animar, levará toda a documentação original como manuais e chave reserva original, além de ter certeza de que estará levando clássico com placa preta de colecionador.
Produção no Brasil
Imagem:
Reprodução/ O Acervo
Em 1950 vieram as primeiras versões importadas para cá, sendo o primeiro exemplar vendido ao colecionador Eduardo Andrea Matarazzo. Nos primeiros três anos, o carro foi um sucesso de imediato. Em 1953, a Volkswagen alugou um pequeno galpão no bairro do Ipiranga, em São Paulo, para lidar com a demanda crescente.
Em 1957 foi inaugurada a fábrica Anchieta, localizada às margens da rodovia de mesmo nome na cidade de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, e, em 1959, o primeiro Fusca nacional foi vendido no Brasil, com a produção durando até 1986 sem praticamente nenhuma mudança marcante.
A volta do Fusca
Imagem: Divulgação
Numa tentativa de reeditar o conceito dos carros populares, no ano de 1993, o então Presidente da República Itamar Franco fez uma sugestão à fábrica da Volkswagen para que voltasse a produzir um dos carrinhos mais queridos do brasileiro, o famoso Fusca.
A montadora alemã aceitou a sugestão e produziu o “Fusca Itamar” entre 1993 e 1996. Mas a ideia não vingou por conta dos novos carros populares com projetos mais promissores no Brasil.
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