VW Fusca 1984 com menos de 32 mil km brilha como novo e entra para venda

De placa preta, clássico é forte candidato para quem quer começar uma coleção e não quer gastar tanto dinheiro
Volkswagen Fusca 84

Volkswagen Fusca 84 | Imagem: Reprodução/ O Acervo

Quem nunca teve uma história na infância com o carismático Fusquinha ou ainda para contemplar um exemplar rodando nas ruas até hoje?

Chamado de VW Sedan, cujo nome Fusca só foi oficializado em 1983, o famoso veículo atravessou gerações desde quando os primeiros ‘Volks’ começaram a chegar no porto de Santos, em 1950.

VEJA TAMBÉM:

Este Volkswagen Fusca na cor branca Nepal que você vê está à venda por meio da loja O Acervo e representa o que de mais genuíno existe em uma peça de colecionador.

No anúncio, a empresa destaca que se trata de um carro de único dono até 2019 e com apenas 32 mil km comprovados. Exemplos de cuidado e preservação também estão nos bancos em vinil imaculados e nas rodas datadas com o ano do carro.

O motor 1.6 (1.584 cm³) a álcool (etanol, nos dias de hoje) dispõe de 57 cv e torque de 11,8 kgfm, o que, de acordo com a ficha técnica de catálogos da época, permite com que o Fusca chegue de zero a 100 km/h em 16 segundos e velocidade máxima de 137 km/h. 

Oferecido por R$ 50 mil, quem se animar, levará toda a documentação original como manuais e chave reserva original, além de ter certeza de que estará levando clássico com placa preta de colecionador.

Produção no Brasil

Volkswagen Fusca 84
Volkswagen Fusca 84 tem rádio original e todos os itens vindos de fábrica, como se estivesse novo
Imagem:
Reprodução/ O Acervo

Em 1950 vieram as primeiras versões importadas para cá, sendo o primeiro exemplar vendido ao colecionador Eduardo Andrea Matarazzo. Nos primeiros três anos, o carro foi um sucesso de imediato. Em 1953, a Volkswagen alugou um pequeno galpão no bairro do Ipiranga, em São Paulo, para lidar com a demanda crescente.

Em 1957 foi inaugurada a fábrica Anchieta, localizada às margens da rodovia de mesmo nome na cidade de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, e, em 1959, o primeiro Fusca nacional foi vendido no Brasil, com a produção durando até 1986 sem praticamente nenhuma mudança marcante.

A volta do Fusca

Volkswagen Fusca 84
Volkswagen Fusca 84 está em perfeito estado, inclusive, com a gravação da data de fabricação nas rodas
Imagem: Divulgação

Numa tentativa de reeditar o conceito dos carros populares, no ano de 1993, o então Presidente da República Itamar Franco fez uma sugestão à fábrica da Volkswagen para que voltasse a produzir um dos carrinhos mais queridos do brasileiro, o famoso Fusca.

A montadora alemã aceitou a sugestão e produziu o “Fusca Itamar” entre 1993 e 1996. Mas a ideia não vingou por conta dos novos carros populares com projetos mais promissores no Brasil. 

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

 

 

Volkswagen Fusca 84

Volkswagen Fusca 84

Volkswagen Fusca 84

Volkswagen Fusca 84

Volkswagen Fusca 84

Volkswagen Fusca 84

Volkswagen Fusca 84

Volkswagen Fusca 84

Volkswagen Fusca 84

Volkswagen Fusca 84

Volkswagen Fusca 84

Volkswagen Fusca 84

Volkswagen Fusca 84

Volkswagen Fusca 84

Volkswagen Fusca 84

Volkswagen Fusca 84

Volkswagen Fusca 84

Volkswagen Fusca 84

Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise