Volvo terá 'mini-SUV' elétrico em 2023

Modelo urbano deve ganhar a designação EX30 ou EX40 e será baseado na plataforma elétrica da Geely
O novo SUV, que pode se chamar EX30 ou EX40, ao lado do EX90

O novo SUV, que pode se chamar EX30 ou EX40, ao lado do EX90 | Imagem: Reprodução

Além de apresentar nesta semana o EX90, seu novo utilitário esportivo 100% elétrico, a Volvo deu uma palhinha do que promete para 2023. Em um vídeo promocional, a marca sueca não apenas mostrou a silhueta do EX90 como também de um “mini-SUV”.

A tendência natural seria pular para o EX60, mas segundo a imprensa europeia, esse modelo de médio porte só deverá chegar ao mercado mundial em 2025.

Por conta de algumas poucas características subentendidas na imagem, as apostas estão no EX30 ou EX40, um modelo abaixo do XC40 e do C40. Ambas as marcas já foram registradas pela Volvo, inclusive.

A sacada para tirar da manga um pequeno utilitário esportivo está na dona da Volvo, a chinesa Geely, que desenvolveu uma plataforma elétrica chamada de SEA (Sustainable Experience Architecture) e que é usada pelo novo SUV #1, da Smart.

Volvo EX90 2023
Volvo EX90 2023
Imagem: Divulgação

Ao lado do EX90, o “EX40” parece um filhote, com a mesma solução de lanternas em “C”, com extensão nas colunas. O teto é ligeiramente mais caído mas sem flertar com a ideia de um cupê, como no C40.

O ex-CEO da Volvo, Hakan Samuelsson, já havia dado a dica que a marca lançaria um “SUV bebê” em  2023 e que possivelmente será fabricado na China. Apesar disso, acredita-se as vendas só deverão ter início em 2024.

Já o novo chefão da marca, Jim Rowan, afirmou ao Automotive News que o novo elétrico será direcionado a um público jovem, que poderá usá-lo por assinatura ou ser seu primeiro Volvo.

 

 

Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis