Volvo quer zerar acidentes envolvendo seus carros até 2020
Projeto 'Non-Hit Car and Truck' monitora 360º ao redor do carro que, sozinho, pode escapar de acidentes
A Volvo é reconhecida por ser uma montadora que produz alguns dos veículos mais seguros do mundo, tamanho investimento da empresa em tecnologias que evitam acidentes ou asseguram a proteção dos ocupantes e até de pedestres. Não suficiente, a marca divulgou que até 2020, sua meta é que não haja nenhum registro de acidente com vítimas fatais ou gravemente feridas envolvendo um Volvo novo.
Por isso, a montadora se dedica há quatro anos ao projeto “Non-Hit Car and Truck”, que consiste em uma nova geração de sensores que monitoram 360 graus ao redor do carro, com a finalidade de evitar acidentes. O sistema nasceu de uma colaboração de diversas instituições suecas, além de universidades e indústrias. A previsão é que o trabalho seja concluído até dezembro deste ano.
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A Volvo explica que diversos sensores são discretamente instalados ao redor de todo o carro, controlados por uma estrutura central que permite a troca de informações entre os próprios sensores e outras tecnologias, como câmeras, radares por ondas, radares por laser e GPS.
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Os dados gerados criam uma visão em 360º do ambiente, detectando diversos elementos ao redor do carro e situações de risco, que às vezes o motorista não consegue identificar. Ao perceber uma situação de perigo, o veículo pode frear sozinho ou escolher a melhor rota e mudar de direção repentinamente. Segundo a Volvo, ele identifica rotas de fuga livres de colisão em situações imprevisíveis em milésimos de segundos. Ou seja, a tecnologia quer reproduzir o próprio reflexo do condutor.
A empresa faz questão de deixar claro que, embora o carro seja capaz de prever e contornar um possível acidente, ele não é um veículo autônomo e exige que o motorista dirija com atenção e prudência. Até então, a nova tecnologia foi instalada em dois veículos de teste.
Confira o vídeo que mostra seu funcionamento:
A marca sueca explica ainda que a meta é focar em diferentes cenários possíveis de acidente e, para isso, continuará a desenvolver veículos que se adaptem ao comportamento único de cada condutor, o que representa um grande desafio pela frente.