Volvo oferecerá somente carros eletrificados a partir de 2019

Fabricante sueca também anuncia a estreia de cinco novos veículos elétricos até 2021
Toda gama Volvo será composta somente por modelos eletrificados a partir de 2019

Toda gama Volvo será composta somente por modelos eletrificados a partir de 2019 | Imagem: Divulgação

Depois de abandonar o desenvolvimento de propulsores com 6 ou 8 cilindros, a Volvo acaba de anunciar mais uma decisão estratégica relevante: a partir de 2019 todos os modelos da marca serão, no mínimo, híbridos. “Este anúncio marca o fim do carro equipado exclusivamente com motor a combustão. Dissemos que a Volvo Cars planejava vender 1 milhão de carros electrificados até 2025. Essa estratégia nos permitirá atingir esse objetivo”, explica Håkan Samuelsson, presidente e CEO da Volvo.

Com isso, a Volvo deixa clara sua estratégia de eliminar gradualmente os propulsores a gasolina de sua gama. Segundo o responsável pela área de pesquisa e desenvolvimento da marca, Henrik Green, entre 2023 e 2025 todos os motores a combustão deverão ser retirados da gama Volvo.

Dentro da nova estratégia da Volvo, também serão lançados cinco veículos totalmente elétricos entre 2019 e 2021, sendo três sob a marca Volvo e outros dois com a grife esportiva Polestar. Esses cinco carros serão complementados por uma gama veículos híbridos plug-in a gasolina e diesel, além de modelos híbridos de 48 volts em toda a linha. Com isso, a Volvo espera oferecer uma das mais amplas gamas de automóveis eletrificados entre as principais fabricantes globais.

A decisão da Volvo, segundo comunicado da marca, é de “minimizar seu impacto ambiental e, assim, tornar as cidades do futuro mais limpas. A fabricante sueca está focada em reduzir as emissões de carbono de seus produtos, assim como de suas operações, neutralizando a atividade de suas fábricas até 2025. A decisão também acompanha o anúncio de que a Volvo Cars transformará a Polestar em uma empresa global independente para carros elétricos de alto desempenho”.

Atualmente a Volvo oferece opções híbridas do XC90, S90, V90 e do XC60. O futuro SUV compacto XC40 também deverá contar com a opção de um powertrain híbrido. Tanto a plataforma SPA (Scalable Product Architecture) quanto a CMA (Compact Modular Architecture) poderão dar origem a modelos da Volvo com propulsão elétrica, híbrida plug-in e híbrida com o sistema elétrico de 48V.

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis