Volvo lança o sedã de luxo S90 no Brasil

Modelo de luxo será vendido apenas na versão híbrida T8, com 407 cv e preço de R$ 366 mil
Volvo S90 2019

Volvo S90 2019 | Imagem: Divulgação

Segmento bastante restrito no Brasil, os sedãs de luxo acabam de ganhar mais integrante, o S90, da Volvo. Mas a marca sueca foi esperta em trazer para o país uma versão especial do modelo, a T8, com motorização híbrida e impressionantes 407 cv de potência – 320 cv do motor 2.0 4 cilindros turbo e 87 cv do motor elétrico.

O belo sedã, além de tudo, é veloz: faz de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos, marca que faz dele o mais rápido Volvo já vendido no Brasil, segundo a marca. Mas é no conjunto equilibrado que o S90 se destaca.

Irmão de plataforma do SUV XC90, o sedã S90 chega no acabamento Inscription com direito a itens como sistema de som premium Bowers & Wilkins de 1.400 watts de potência, bancos de couro perfurados, detalhes do painel em madeira, cluster digital e a já conhecida central multimídia vertical Sensus Connect, um dos mais intuitivos do mercado.

A variedade de equipamentos eletrônicos é imensa: inclui Head Up Display, sistema Park Assist com câmera de 360 graus, e assistente de condução Pilot Assist que reúne auxílios à direção, aceleração, frenagem e rolamento dentro das faixas. De quebra, o S90 ainda possui um freio de emergência ativo que age em situações em que o motorista não reage conforme o esperado.

O S90 possui tração integral com suspensão a ar ativa na traseira, sistema Full LED e, claro, uma propulsão híbrida super eficiente e que pode ser ajustada em três modos, “Pure” (para uso na cidade e com economia), “Hybrid” (que gerencia o melhor uso dos motores) e “Power” (que foca em respostas rápidas na direção).

No modo mais eficiente, o S90 é capaz de rodar 21,3 km com um litro de gasolina na cidade e 25,6 km/l na estrada. A bateria pode ser recarregada pelo motor ou por tomada externa (cabo com 4,5 m incluso) – são 3 horas para completá-la numa tensão de 220V e 16 ámperes.

Preço convidativo

Todo esse pacote é oferecido pela Volvo por um preço bastante convidativo: R$ 365.950. Para se ter uma ideia, é cerca de R$ 50 mil mais em conta que um BMW 540i M Sport, menos potente (340 cv) e que não híbrida.

Os primeiros quatro emplacamentos do S90 T8 foram realizados em setembro, mas o modelo deve começar a ser entregue neste mês para os primeiros compradores. Em que pese a onipresença de SUVs no mercado, o S90 tem potencial de atrair um bom número de clientes, claro, dentro dos parâmetros desse minúsculo segmento.

Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis