Volvo lança o luxuoso sedã S90 mirando os rivais alemães
Sedã topo de linha da marca oferece opção de motorização híbrida plug-in

Volvo S90 | Imagem: Divulgação
Apesar de se tratar de uma montadora premium, a Volvo atuava no mercado sem um modelo para o disputado segmento de sedãs topo de linha, onde os alemães BMW Série 5 e Mercedes-Benz Classe E nadam de braçada. Na última quarta-feira (2), a fabricante sueca revelou o novo S90, que será seu representante na categoria e tem apresentação pública marcada para o Salão do Automóvel de Detroit, que acontece em janeiro.
O novo Volvo S90 não se difere dos demais carros da empresa e aposta na sobriedade no visual. A exemplo do SUV XC90, o sedã traz como destaque os faróis com LEDs posicionados em uma espécie de “T”, além de grade com filetes verticais e acabamento em alumínio, linha de cintura elevada e lanternas que lembram um “C”, invadindo a tampa do porta-malas.
Por dentro o S90 abusa do refinamento, com direito a revestimento em couro premium e detalhes em madeira e metal. Chama atenção ainda o sistema de entretenimento com uma enorme tela sensível ao toque no console central, que dispõe dos sistemas Android Auto e Apple CarPlay.
“Nossa ideia era trazer algo totalmente novo para este segmento bastante conservador e entregar uma expressão visual que exala liderança e confiança no exterior. No interior, levamos o S90 a outro nível, oferecendo uma experiência de luxo high-end que promete conforto e controle”, disse Thomas Ingenlath, vice-presidente sênior de design da Volvo Car Group.
Há ainda uma série de recursos tecnológicos, como um sistema semi-autônomo avançado, batizado de Pilot Assist, que mantém o carro alinhado dentro das marcações da pista em velocidades de até 130 km/h. A lista inclui ainda o City Safety, agora capaz de detectar animais e pessoas, que alerta o motorista através de sinais intuitivos e consegue até mesmo frear o carro automaticamente para evitar uma colisão.
Assim como o XC90, o S90 é construído a partir da plataforma Scalable Platform Achitecture (SPA), com os mesmos motores do utilitário-esportivo, o que inclui o T8 híbrido plug-in, que combina um motor 2.0 litros turbo de quatro cilindros a gasolina, com 320 cavalos de potência, e outro elétrico de 80 cv, além de um gerador de 50 cv ligado ao virabrequim. O conjunto usa ainda câmbio automático de oito marchas e tração integral.
A Volvo deverá lançar o novo S90 no mercado brasileiro no segundo semestre de 2016.