Volvo EX30 ganha versão com apelo aventureiro e de olho nos rivais chineses
Mantendo o mesmo conjunto elétrico da versão topo de linha, os dois motores entregam 422 cv
A Volvo revela o EX30 Cross Country, a versão com apelo aventureiro do seu SUV elétrico mais em conta. Ainda não há previsão de quando a nova versão do modelo vai chegar ao Brasil. Mas, na Europa, as vendas começam no início do segundo semestre. Então, no mercado brasileiro, é possível que a novidade chegue entre o final do ano e o início de 2026.
O EX30 já chamou atenção como o menor SUV elétrico da Volvo, mas agora o modelo elétrico da marca sueca ganhou um visual mais off-road e alguns upgrades.
Entre as mudanças, o modelo tem suspensão elevada, placas de proteção na dianteira e traseira, e até para-lamas alargados para um visual mais robusto.
![Cross Country Cross Country](https://www.autoo.com.br/fotos/2025/2/1280_960/volvo-cross-country_10022025_82444_1280_960.jpg)
Imagem: Divulgação
E se você quiser ir ainda mais longe, pode equipá-lo com pneus all-terrain, mas, como quase tudo na vida, isso vem com um custo adicional.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
A Volvo já experimentou isso com outros modelos Cross Country, como o hatchback V40 Cross Country e o sedã S60 Cross Country. Enquanto o V40 CC permaneceu no mercado por sete anos, o S60 CC foi descontinuado após apenas três.
Design
O EX30 CC adiciona um toque de design inspirado na natureza nórdica, tanto por dentro quanto por fora.
Os para-choques dianteiro e traseiro têm um tom de cinza escuro, proporcionando mais profundidade ao visual do veículo.
![EX30 CC adiciona um toque de design inspirado na natureza nórdica EX30 CC adiciona um toque de design inspirado na natureza nórdica](https://www.autoo.com.br/fotos/2025/2/1280_960/volvo-cross-country_10022025_82442_1280_960.jpg)
Imagem: Divulgação
A peça frontal apresenta ainda um relevo topográfico da Cordilheira de Kebnekaise, localizada no Ártico sueco. Além disso, os painéis das portas foram projetados para imitar um tipo de granito típico da Suécia.
O que conta não é só a aparência... e o desempenho, como é?
Ele mantém o mesmo conjunto elétrico da versão topo de linha: dois motores que entregam 422 cv e 55 kgfm. Com isso, a Volvo garante que ele não só encara terrenos difíceis, como faz isso com agilidade.
A autonomia? Cerca de 425 km com uma única carga, mais do que suficiente para aquela viagem de final de semana.
E tem mais: Na Europa, quem comprar o EX30 Cross Country pode até alugar uma cabana no meio da Lapônia Sueca para testar o SUV no habitat natural dele. Para o Brasil, é difícil a marca trazer algo parecido.
![Versão Cross Country do EX30 Versão Cross Country do EX30](https://www.autoo.com.br/fotos/2025/2/1280_960/volvo-cross-country_10022025_82438_1280_960.jpg)
Imagem: Divulgação
Ainda não está claro onde o EX30 Cross Country será produzido, mas a Volvo já transferiu a produção das unidades destinadas ao mercado norte-americano para sua fábrica em Ghent, na Bélgica. Essa mudança pode reduzir os custos de importação e manter os preços mais competitivos para o Cross Country.
Quanto?
Não há informações sobre o preço do modelo por aqui, mas nos EUA ele deve custar perto dos US$ 50 mil (R$ 290.455,00). Agora é esperar para ver quanto vai sair no nosso mercado.