Volvo destranca carros remotamente para receber encomendas
Serviço da companhia sueca possibilita cliente receber compra online direto no automóvel
A Volvo abre seu leque no quesito inovação. A fabricante sueca, famosa pelas tecnologias de segurança no trânsito, mostrou um novo sistema que trabalha no ramo da conectividade: um serviço que possibilita a um cliente da marca, após efetuar uma compra online, receber o produto diretamente no automóvel.
O novo sistema funciona assim: você estaciona o carro em alguma vaga na rua e depois faz uma compra online, por exemplo, em uma quitanda. Após dar seu carro como endereço para entrega, os produtos são encaminhados aonde o Volvo estiver.
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Quando o entregador chegar ao carro, uma mensagem é enviada ao celular ou tablet do proprietário, que permite, remotamente, destrancar o porta-malas do veículo. Após a operação, o automóvel será trancado novamente, sem a necessidade da presença do dono do veículo.
Segundo a Volvo, em 2013 cerca de 60% das pessoas sofreram problemas relacionados à entrega após compras na internet, sendo que um dos principais motivos é que a maioria dos compradores não estão em casa na hora da entrega. Ter que refazer o delivery acarreta num prejuízo anual estimado em 1 bilhão de euros, cerca de R$ 3,3 bilhões.
O sistema, segundo a companhia, é baseado no funcionamento de um aplicativo desenvolvido anteriormente que permite, também remotamente, acionar o ar-condicionado do carro e verificar o nível do tanque de combustível.
O potencial da idéia é alto e a companhia já mostrou que é possível fazê-lo, afinal seu projeto piloto tem sido considerado um sucesso. A montadora não informou quando começará a vender o novo sistema em seus automóveis.