Volvo dá pontapé inicial para o fim dos motores a diesel

Montadora anunciou que encerrará a produção nos próximos meses
Volvo XC60 2024

Volvo XC60 2024 | Imagem: Divulgação

A exigência pelo fim dos motores a combustão na Europa a partir de 2030 fez com que a Volvo fosse a primeira montadora a anunciar o fim da fabricação de motores a diesel. A marca informou que a última unidade sairá da linha de montagem nos próximos meses, provavelmente no começo do ano que vem.

A marca diz não ter gastado um centavo em desenvolvimento em motores a combustão desde que vendeu sua participação na Aurobay, empresa responsável por essa área, no final de 2022.

“Estamos totalmente focados na criação de um amplo portfólio de carros premium totalmente elétricos que cumpram tudo o que os nossos clientes esperam”, disse o CEO da Volvo, Jim Rowan, em comunicado.

Para tomar essa decisão, a montadora aponta os números de vendas e diz que sua maior fatia até 2019 era de carros movidos a diesel. Em 2023, diz a empresa, a tendência foi invertida e agora a maior parte das vendas é de carros elétricos e híbridos plug-in.

Volvo EX30 2024
Volvo EX30, SUV elétrico mais barato da marca
Imagem: Divulgação

Clientes da Volvo no Brasil já não compram mais carros a diesel. Quem entrar na loja vai encontrar o EX30, SUV elétrico lançado recentemente por R$ 219.950, com quem a fabricante pretende dobrar suas vendas no país.

Além dele, há o Volvo C40 e o EX90, que são elétricos. Há ainda o XC60 e o XC90, estes híbridos plug-in, que usam um motor a gasolina e outro elétrico movido a bateria que pode ser recarregada em estações de carregamento.

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Fernando Pedroso

Apaixonado por carros desde criança, se formou em jornalismo para trabalhar com automóveis. Realiza esse sonho desde 2006, e participando no AUTOO a partir de 2023