Volvo anuncia 5 novidades para o Brasil em 2018

Marca segue firme com a renovação de sua gama e promete quase dobrar as vendas por aqui
Volvo V60 2019

Volvo V60 2019 | Imagem: Divulgação

A Volvo aproveitou a inauguração de mais uma concessionária na cidade de São Paulo, a Granstad localizada na Zona Leste da capital paulista, para revelar as novidades que planeja até o fim deste ano e o início de 2019 para o mercado brasileiro.

Ao todo, segundo os executivos da marca, serão 5 novidades até o fim de 2018 no Brasil. A primeira delas, que deverá chegar à rede brasileira entre julho e agosto, será a versão de entrada T4 do ainda recente XC40. Conforme antecipado desde o início da pré-venda do SUV, a opção será tabelada em R$ 169.950. Ela compartilha o mesmo conjunto mecânico das demais opções do modelo, com destaque para o câmbio automático de 8 marchas e a tração integral, porém o motor 2.0 turbo entrega 192 cv e 30,5 kgfm de torque, enquanto nas versões Momentum e R-Design a calibração fica em 255 cv e 35,6 kgfm. 

Com o reforço na linha, a Volvo acredita que o XC40 deverá responder por 40% de suas vendas no Brasil, se posicionando como o modelo mais vendido da fabricante sueca em nosso país. Dentro desse percentual, a configuração de entrada T4 tem potencial para responder por metade do volume comercializado do XC40 em nosso país.

Já em agosto é esperada a chegada às lojas do XC60 diesel, versão que obtinha uma parcela considerável das vendas do SUV médio aqui no Brasil ainda em sua primeira geração. Ainda na gama XC60, a variante híbrida T8 desembarca no Brasil em novembro.

A quarta novidade da Volvo aqui no Brasil ainda neste ano fica por conta da chegada da nova geração da station wagon V60. Apesar do mercado árido para modelos com esse tipo de carroceria aqui no Brasil – em especial após o avanço cada vez maior dos utilitários esportivos – a Volvo optou por oferecer o modelo no Brasil sobretudo pelo forte vínculo da marca com as stations wagons e por constatar que ainda existe demanda no segmento premium por modelos desse tipo. Vale a pena lembrar que a Volvo inventou esse tipo de carroceria nos anos 1950.

Por fim, o quinto modelo ainda programado para 2018 é o sedã grande S90, que será importado ao Brasil em sua versão topo de linha com propulsão híbrida. A variante com entre-eixos longo do modelo, criada sobretudo para o mercado chinês, não deverá ser comercializada aqui. Concorrente de BMW Série 7 e Mercedes-Benz Classe S, a família 90 é a mais sofisticada dentro da gama Volvo.

Avançando para 2019, a Volvo espera começar a emplacar no Brasil até o fim do segundo trimestre a nova geração do sedã médio-grande S60, que atua na mesma categoria dos alemães Audi A4, BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C.

Com tudo isso, a Volvo pretende oferecer aqui no Brasil sua linha completa e avançar ainda mais em participação de mercado. A station wagon de grande porte V90 também poderá ser importada sob encomenda, conforme ocorrer uma certa demanda pelo produto. 

Como você pode conferir em nosso ranking, a Volvo comercializou 3.494 unidades em 2017 e pretende avançar para a casa de 6.500 carros emplacados no Brasil ainda neste ano. Caso a previsão se concretize, estamos falando de uma destacada evolução de cerca de 85% nas vendas. Logo depois do XC40, o XC60 aparece como o modelo mais procurado da marca em nosso país, com 30% do volume de vendas. O XC90, por sua vez, responde por outros 15%. 

Questionado sobre o recente aumento do dólar e os impactos disso nas operações da empresa no Brasil, o presidente da Volvo Cars Brazil, Luis Rezende, declarou que isso não é motivo para preocupação. “Nós trabalhamos com a cotação da Coroa sueca em relação ao Real, então ao menos que o aumento do dólar implique na elevação da moeda europeia aí sim nós precisaríamos mexer com os preços. No momento não há nada previsto nesse sentido”. Rezende também afirmou que a Volvo ficará de fora do Salão de São Paulo neste ano, destinando a verba do evento para outras campanhas com seus clientes.  

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis