Volkswagen vai acabar com o câmbio manual em seus carros

Montadora já se prepara para só ter modelos automáticos nos próximos anos, antes mesmo da eletrificação completa de seus veículos
Acima o novo Volkswagen Tiguan R voltado ao mercado europeu

Acima o novo Volkswagen Tiguan R voltado ao mercado europeu | Imagem: Divulgação

Um carro manual da Volkswagen será coisa do passado em breve. Segundo a revista alemã Auto Motor und Sport, a montadora terá, em poucos anos, apenas carros automáticos.

Segundo o site da publicação, a terceira geração do VW Tiguan será uma das primeiras a seguir a nova estratégia. O lançamento do SUV renovado está previsto para 2023.

Além do Tiguan, o Passat será o outro carro da Volkswagen sem transmissão manual no continente europeu. A nova geração do sedã de luxo vai estrear no mesmo ano que o SUV e só terá opções automáticas. 

A decisão da marca está diretamente relacionada com os planos de eletrificação da linha, já que até meados de 2030 toda a gama da empresa será movida a eletricidade no continente europeu.

Como eles não precisam de uma transmissão, utilizando apenas uma caixa redutora, não faria sentido seguir investindo em caixas manuais. 

Por mais que a decisão da companhia comece na Europa, a tendência é que ela impacte os mercados dos Estados Unidos, onde há uma grande preferência por carros automáticos, bem como a China. 

Vale lembrar que a Volkswagen não está sozinha nesta decisão. Também alemã, a Mercedes-Benz já havia anunciado há alguns anos que abandonaria as transmissões manuais. 

E no Brasil?

Por enquanto não há qualquer informação se a decisão será implementada no Brasil.

Vale lembrar que a subsidiária local da VW já tem em seu portfólio alguns carros que são comercializados apenas com transmissão automática, como é o caso do Nivus, T-Cross, Taos e a picape Amarok

No entanto, os carros mais baratos da marca ainda contam com versões manuais de entrada, é o caso de Gol, Voyage, Fox, Polo e Virtus. 

Câmbio manual deverá seguir por um bom tempo apenas em modelos de entrada, como é o caso do Gol
Câmbio manual deverá seguir por um bom tempo apenas em modelos de entrada, como é o caso do Gol
Imagem: Divulgação