Volkswagen terá novo subcompacto e sedã médio feitos no Brasil
Empréstimo de R$ 342 milhões obtido junto ao BNDES servirá para desenvolver os dois novos modelos
O BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – aprovou nesta segunda-feira (9) um empréstimo de R$ 342 milhões para a Volkswagen. O valor será usado para o desenvolvimento de dois novos modelos nacionais além da reestilização de outros veículos e a implantação projetos sociais em torno de suas fábricas no ABC e no Paraná.
O comunicado do banco governamental não especifica detalhes do investimento nem mesmo prazos para sua execução, apenas diz que os dois novos automóveis serão um “subcompacto” e um “sedã médio”.
Sobre o subcompacto, sabe-se que a Volks quer lançar um modelo barato, abaixo do Gol, e que será produzido em Taubaté, unidade que receberá investimentos da empresa. Embora a montadora negue, acredita-se que o veículo será uma versão do up!, um compacto que substituiu o Fox na Europa. Outro dado que coincide com o anúncio é o fato de o empréstimo servir para o desenvolvimento de “novos motores, em linha com o que será oferecido na Europa”, diz o comunicado do BNDES. Recentemente, o fornecedor Röchling Automotive, revelou que produzirá peças para um motor 1.0 de 3 cilindros usado pelo up! E que será fabricado no País.
Sobre o sedã médio pairam mais dúvidas. A VW lançou há pouco mais de um ano o novo Jetta, modelo que é fabricado no México. Com a restrição de importação de produtos vindos desse país, cresce a possibilidade de a marca alemã criar uma linha de montagem no Brasil, porém, há fortes rumores que ela está desenvolvendo um modelo inédito por aqui, que seria baseado num sedã chinês e ficaria posicionado entre o Voyage e o próprio Jetta.
A idéia é lançar no mercado um sedã espaçoso, porém, de custo mais baixo, para enfrentar modelos como o Fiat Grand Siena e o Chevrolet Cobalt, além de substituir o já defasado Polo Sedan.
O anúncio vem em boa hora para a Volkswagen. A montadora é a vice-líder do mercado brasileiro, mas tem tido sérias dificuldades em renovar sua linha, ao contrário das rivais diretas. A exceção será o Gol e o Voyage reestilizados, que chegam ao mercado em agosto, conforme antecipou o AUTOO há algumas semanas.