Rival da VW para o Compass no Brasil pode ter versão esportiva com tração integral
Novo SUV pode receber configuração esportiva com motor 2.0 turbo do Golf, tração integral e câmbio de dupla embreagem
A Volkswagen segue sem definir um nome para seu aguardado SUV médio que será produzido na Argentina para abastecer os mercados locais. Até momento esse rival para o Jeep Compass é conhecido pelo nome de projeto Tarek, porém a designação definitiva é esperada para ser conhecida no mês que vem. Chamado de Tharu na China, o utilitário esportivo deve ter a produção iniciada na Argentina até o fim do ano trazendo alterações exclusivas para os mercados latino-americanos.
Até lá, novas informações vêm surgindo a respeito do futuro produto da VW. O CEO da marca para a Argentina, Thomas Owsianski, publicou uma foto da linha de montagem do SUV e o site Argentina Autoblog recebeu dicas de fornecedores da fábrica na esteira da visita do executivo. Enquanto hoje o utilitário esportivo está programado para usar o motor 1.4 turbo flex no Brasil e câmbio automático de seis velocidades, como já ocorre em vários modelos da VW, o Tarek poderá seguir um caminho mais exclusivo.
Profissionais ligados à fábrica no país vizinho confidenciaram que o novo SUV da Volkswagen segue em desenvolvimento e a marca está trabalhando em uma futura versão esportiva para o derivado do projeto Tarek. Seria uma configuração esportiva que, assim como o utilitário esportivo, ainda não tem um nome confirmado. Seguindo a lógica da VW, como o Tiguan Allspace possui em seu catálogo no Brasil a opção R-Line, talvez essa seja uma alternativa mais plausível. A variante topo de linha e mais esportiva do Tiguan Allspace por aqui, aliás, conta com a maior parte da procura pelo modelo.
Nesta possível configuração esportiva, o Tarek deverá trazer embaixo do capô o motor EA888 2.0 turbo de injeção direta que era oferecido no Golf GTI, entregando 230 cv de potência e 35,7 kgfm de torque. Assim como o esportivo, a transmissão deverá ser ainda composta pela caixa automatizada de dupla embreagem com sete velocidades. No entanto, ao contrário do hatch esportivo, o SUV deverá contar com tração integral, apontam rumores vindos da Argentina.
Vale lembrar que essa receita de juntar o 2.0 do Golf GTI com o câmbio de dupla embreagem e tração integral já é utilizada na China pelo VW Tharu, sendo que, inclusive, essa versão se chama R-Line por lá. Então, a apresentação dessa configuração mais esportiva seria bastante provável. No entanto, a publicação do país vizinho reforça que um vindouro "Tarek GTI" para a América Latina ainda não tem endereço certo para ser fabricado.
O SUV será produzido no México e na Argentina para as versões convencionais. A primeira abastece a América Central, EUA e Canadá, enquanto a segunda cuidará da América do Sul. A nova configuração esportiva também poderá ser feita em ambas, ou em apenas uma delas, mas ainda é cedo para cravar essa informação.