Volkswagen substituirá motor 1.4 turbo por inédito 1.5 TSI
Com potência entre 130 cv e 150 cv, novo propulsor TSI será 10% mais econômico
Só mesmo a Volkswagen para ter grife de motores. Se a montadora é lenta para reagir a novos segmentos ou mudanças de mercado (é só lembrar que passados 14 anos do lançamento do EcoSport, a marca até hoje não tem um SUV compacto), ela compensa essa dificuldade com avanços tecnológicos que geralmente viram referência no setor.
O motor TSI é um desses pontos altos da Volks. A junção de injeção direta de combustível e turbo é hoje seguida por várias concorrentes, mas difícil tirar o brilho do seu produto. Quem anda num carro com motor 1.4 TSI e vê o ótimo equilíbrio entre potência, torque e consumo sabe do que estamos falando.
Pois bem, tudo isso para dizer que o 1.4 TSI vai virar história: a VW apresentou nesta semana seu novo 1.5 TSI, motor que substituirá o anterior em vários modelos na Europa. E, claro, com muito mais eficiência.
O novo propulsor contará com turbo de geometria variável, uma inovação em motores pequenos. Com isso, será mais forte – potência de 130 cv a 150 cv, dependendo da versão -, mais ágil (toque acima de 20 kgfm) e econômico: 10% de consumo a menos que o 1.4.
Alguns segredos do novo motor estão no peso menor, na taxa de compressão mais alta e num cabeçote mais eficiente – até o sistema que desativa os cilindros em certos regimes foi adicionado.
O modelo que deve estrar o motor 1.5 TSI deve ser o Golf e seu primo A3, da Audi. Mas isso na Europa. Por aqui, a novidade deve demorar, é claro.