Volkswagen Saveiro G5 usada tem economia do Gol e robustez de Strada

Na quinta geração, picape ganhou mais espaço e melhorias a partir de R$ 45 mil
Volkswagen Saveiro

Volkswagen Saveiro | Imagem: Divulgação

A Volkswagen Saveiro é uma das picapes mais populares do Brasil desde o lançamento, em 1983, como uma resposta à Fiat 147 Pick-Up que inaugurou o segmento em 1978. 

Para este guia, focaremos na quinta geração (G5) da VW Saveiro, lançada em 2009. Nessa fase, a picape derivada do Gol trouxe importantes mudanças e aprimoramentos à linha: a cabine estendida (ideal para acomodar pequenos objetos ou bolsas e disponível a partir da versão intermediária) foi uma dessas vantagens ao cliente, que não via nela apenas um veículo comercial. 

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Além dessa, a tradicional cabine simples continuava na nova carroceria como uma opção de entrada. Com essa versão, a Saveiro finalmente pôde se igualar à sua maior rival Fiat Strada, a qual já dispunha da cabine estendida desde a primeira geração. 

Já outras picapes do segmento como a Chevrolet Montana também dispunham desde sempre do conceito da cabine estendida (Max Cab). A Ford Courier (1997-2013), por sua vez, nunca chegou a oferecer a cabine estendida.

O utilitário da VW chegou nas seguintes opções: básica, sem nome definido e com motor 1.6 de 104/101 cv voltada para o uso comercial; intermediária Trend, que recebia a mais calotas, para-choque pintados, Santo Antônio, grade na janela traseira, e acabamento melhorado; brake light e ar quente era oferecido à parte e a topo de linha Trooper, com os mesmos itens da Trend, com direção hidráulica, computador de bordo, ajuste de altura e profundidade do volante e faróis de neblina. 

Já a aventureira Cross, disponível com cabine estendida só viria no ano seguinte equipada de fábrica com estribos, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, sensor de estacionamento traseiro, capota marítima, bancos com revestimento diferenciado com inscrição “Saveiro Cross” e rodas de liga leve 15 polegadas calçadas com pneus de uso misto. 

A Saveiro G5 durou até 2012, deixando o espaço para a G6 que chegou em 2013 como modelo 2014, acompanhando as mudanças na linha Gol e Voyage, mais precisamente na parte frontal. 

PONTOS CRÍTICOS PARA CHECAR COM ATENÇÃO

Volkswagen Saveiro
Volkswagen Saveiro tem volante multifuncional e som com entrada USB entre os destaques
Imagem: Divulgação

1- Caçamba e tampa traseira

Evite as unidades da Saveiro com a caçamba e tampa traseira riscada ou marcas profundas, pois são detalhes que denunciam trabalhos mais pesados. Olhe se há pontos de ferrugem em locais escondidos como caixas de rodas, assoalho, além de parafusos em geral e outros detalhes, pois o utilitário da VW é um carro muito popular usado por surfistas.

2- Barulhos internos

De acordo com relatos de donos, a Saveiro padece do mesmo mal dos demais membros da família Gol que é o excesso de plásticos e economia nos elementos filtrantes de absorção de ruídos. Por isso, os barulhos internos são inevitáveis. A dica é levar o veículo até uma oficina especializada em tirar barulhos. 

3- Bobina

Segundo relatos, unidades equipadas com motor EA111 saíram com sistema de bobina, que possui módulo de ignição integrado. Falhas e falta de potência são os principais sintomas, e para corrigir o problema, vale levar até um mecânico de confiança para verificar além da bobina, as velas e o próprio módulo.

4- Freios

Segundo especialistas e fóruns ligados à picape, as fontes de ruídos que mais irritam seus proprietários vêm do sistema de freios e que também apresentam desgaste excessivo, muito comum nas Saveiro G5. 

5-  Compressor do ar-condicionado

Outro problema crônico da família Gol, Voyage e Saveiro G5 é o compressor do ar-condicionado, componente responsável por comprimir o líquido refrigerante, aumentando a sua pressão e temperatura, e transferindo o calor para o condensador. Dependendo do caso, só trocando por um novo cujo valor médio fica em salgados R$ 2 mil (genuíno VW).

QUAL VERSÃO VALE MAIS A PENA

Volkswagen Saveiro
Volkswagen Saveiro poce levar 924litros de carga na versão de cabine simples
Imagem: Divulgação

Ao comprar uma Saveiro usada, dê preferência às versões mais equipadas com, por exemplo, direção hidráulica e ar-condicionado. Dessa maneira, as chances de revenda fácil são maiores, já que a maioria dá valor para estes dois itens, indispensáveis para quem passa a maior parte do tempo dirigindo.

As versões mais populares são as equipadas com motor 1.6, lembrando que todas já são flex, ou seja, podem rodar tanto com etanol, quanto com gasolina ou ainda a mistura dos dois combustíveis no mesmo tanque. Com relação ao consumo, na gasolina, estas unidades conseguem fazer 9,9 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada, segundo o Inmetro. No etanol, os números caem para 6,7 km/l e 8,3 km/l, respectivamente.

Como dito, a partir da Saveiro G5 surgiu a opção com cabine estendida que trouxe o nicho para pequenos pertences atrás dos bancos; em contrapartida, comprometeu a capacidade da caçamba. Dos 924 litros que já não eram grandes coisas para a cabine simples, se comparado às picapes concorrentes, para a cabine estendida, os números despencaram para 734 l.

De qualquer forma, não desconsidere a VW Saveiro só por isso, pois ela alia grandes qualidades. Grande número de redes autorizadas, peças e mão de obra baratas, robustez mecânica são alguns dos benefícios. Seus preços começam em R$ 45 mil, podendo chegar a R$ 65 mil, dependendo da versão e ano. Fique à vontade para escolher qual picape é mais a sua cara.

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Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.

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