Volkswagen pode assumir controle da JAC Motors
Gigante alemã pretende ter acesso ao mercado chinês e estaria disposta a repassar grande parte da produção de veículos elétricos para a montadora
A Volkswagen está estudando a compra de uma grande participação na JAC Motors, revelou a Reuters nesta quinta-feira. Segundo fontes ouvidas pela agência, a Goldman Sachs estaria mediando as conversas entre as duas fabricantes de veículos.
O negócio serviria como forma de abrir espaço para a Volks no mercado chinês, o maior do mundo e que desde 2018 permite uma maior participação de empresas estrangeiras em suas fabricantes locais.
A Volks também estaria disposta a aproveitar essa oportunidade para repassar à JAC grande parte da produção de veículos elétricos. Esses automóveis são o grande foco do governo chinês que quer expandir sua produção na próxima década.
Assim como muitas outras empresas chinesas, a JAC Motors é controlada pelo governo. Segundo a Reuters, a JAC reconheceu que vem discutindo com a Volkswagen o aprofundamento da cooperação entre elas em joint ventures já existentes. Já a VW não foi clara, apenas dizendo que pretende explorar todas as possibilidades para garantir seu sucesso a longo prazo na China.
Reflexos no Brasil
Embora seja cedo para afirmar, caso o negócio venha a ser fechado certamente terá reflexos no Brasil onde a JAC é representada pelo grupo SHC, em recuperação judicial. Sem fôlego e após cinco anos em que o extinto programa Inovar Auto minou qualquer vantagem em vender seus carros importados, a montadora hoje tem uma participação pífia no mercado, nada perto do que conseguiu em 2011 e 2012, quando estreou no país.
Nas mãos da Volkswagen, a marca chinesa poderia ter algum papel complementar ao da montadora alemã como marca mais acessível, por exemplo. Ou, então, deixar o mercado nos moldes do que ocorreu na década passada quando a Ford, então dona da Mazda, tirou a marca japonesa do Brasil por conta da semelhança entre suas linhas de modelos.
Hoje o grupo Volkswagen vale cerca de US$ 85 bilhões no mercado enquanto a JAC Motors possui US$ 1,9 bilhão.