Volkswagen Fusca "Pé de Boi" de 60 anos é bem raro e anda como novo; veja preço

Versão mais simples do clássico não vem nem com marcador de combustível no painel
Volkswagen Fusca "Pé de Boi" 1965

Volkswagen Fusca "Pé de Boi" 1965 | Imagem: Reprodução/Lart

Houve um tempo em que as pessoas aceitavam comprar um carro extremamente simples. Então, em meados dos anos 60, algumas fabricantes resolveram lançar versões despojadas ao máximo possível, vendidas com financiamento da Caixa Econômica Federal, em 48 prestações. Umas delas foi a Volkswagen, que lançou o chamado Fusca "Pé de Boi".

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O Fusca mais simples que já existiu no Brasil era um exemplo de simplicidade. Não tinha nem marcador de combustível. Para medir o quanto de gasolina tinha no tanque era preciso abrir o capô e dar uma olhada na vareta no reservatório, assim como hoje em dia se faz para verificar o nível do óleo no cárter.

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Além disso,  não há retrovisor, frisos laterais, piscas, nem emblema da Volkswagen no capô. Sem nada de cromados, o Fusca tem várias peças pintadas de branco e os vidros são mais finos que o convencional. 

O mais simples possível

Volkswagen Fusca
Volkswagen Fusca "Pé de Boi" 1965 não tem nem o símbolo da marca alemã no centro do volante
Imagem: Reprodução/Lart

No interior os bancos são revestidos de vinil e sem nenhuma regulagem. Mesmo com esse estilo franciscano, o Fusca "Pé de Boi" vale pela raridade. Por isso, o exemplar das fotos acima, vendido pela Lart, está sendo oferecido por R$ 110 mil.

Se dermos mais uma olhada nos detalhes deste Fusca despojado também será possível notar que não há nem tampa do porta-luvas e o  forro cobria apenas uma parte do teto e toda a parte traseira do “chiqueirinho” ficava com a carroceria exposta. Além disso no painel, existe  apenas o volante simples, com uma tampa preta lisa e o velocímetro com marcação até 120 km/h. 

Na parte mecânica o conhecido motor com 1.192 cm³ de cilindrada e 30 cv (36 cv potência bruta SAE) que possibilitava um desempenho melhor do que a versão convencional por conta do menor peso dessa versão. O câmbio manual de quatro marchas não tem sincronização, o que exige certa destreza ao dirigir sem ter problemas nos engates. 

Os pneus de lona são bem finos, chegando a serem apelidados de "Canela de Velha" e representam mais um cuidado ao volante, uma vez que a estabilidade fica prejudicada. Na hora de pisar nos freios, saiba que todos são a tambor, nada de discos, que são mais eficientes e conseguem dissipar melhor o calor. 

O nível de ruído é outro ponto a ser considerado, seja porque os vidros são mais finos, ou por causa da falta de isolamento acústico, deixando mais evidente o ronco metálico característico do motor boxer, refrigerado a ar e com quatro cilindros contapostos. 

De qualquer forma, o Volkswagen Fusca "Pé de Boi" é uma raridade que deve fazer parte do acervo dos melhores colecionadores, principalmente daqueles que apreciam o modelo mais famoso da marca alemã. 

Volkswagen Fusca
Volkswagen Fusca "Pé de Boi" 1965 vem apenas com uma saída de escape e sem nada de cromados ou logotipos
Imagem: Reprodução/Lart

 

Volkswagen Fusca "Pé de Boi" 1965

Volkswagen Fusca "Pé de Boi" 1965

Volkswagen Fusca "Pé de Boi" 1965

Volkswagen Fusca "Pé de Boi" 1965

Volkswagen Fusca "Pé de Boi" 1965

Volkswagen Fusca "Pé de Boi" 1965

Volkswagen Fusca "Pé de Boi" 1965

Volkswagen Fusca "Pé de Boi" 1965

Volkswagen Fusca "Pé de Boi" 1965

Volkswagen Fusca "Pé de Boi" 1965

Volkswagen Fusca "Pé de Boi" 1965

Volkswagen Fusca "Pé de Boi" 1965

Volkswagen Fusca "Pé de Boi" 1965

Volkswagen Fusca "Pé de Boi" 1965

Volkswagen Fusca "Pé de Boi" 1965

Volkswagen Fusca "Pé de Boi" 1965

Volkswagen Fusca "Pé de Boi" 1965

Volkswagen Fusca "Pé de Boi" 1965

Volkswagen Fusca "Pé de Boi" 1965

Volkswagen Fusca "Pé de Boi" 1965

Volkswagen Fusca "Pé de Boi" 1965

Volkswagen Fusca "Pé de Boi" 1965

Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana