Volkswagen Fusca da PM e outras 5 viaturas policiais antigas; veja galeria
Raridades ficarão expostas em São Paulo até abril junto com outros clássicos
Quem gosta de clássicos tem a oportunidade de ver de perto algumas raridades no Complexo Dream Car de São Roque (SP). Entre os modelos que fazem parte do acervo estão 12 viaturas policiais antigas que são raras e ficarão expostas até o mês de abril.
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Algumas viaturas se enquadram na categoria tributo, pois são réplicas fiéis de modelos utilizados entre as décadas de 1960 e 1990 por forças policiais, a exemplo do Fusca que marcou época em São Paulo. Outras, porém, foram utilizadas para valer no combate ao crime, como o Corcel 1977, o Gurgel X12 ano 1988, o Opala 1990 e o Envemo Camper 1993.
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Confira a seguir alguns detalhes sobre 5 das viaturas que estão expostas.
1 – Gurgel X12 ano 1988 da Polícia Militar de SP
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O Gurgel X12 ano 1988 conta com motor Volkswagen 1.600, de 4 cilindros, refrigerado a ar (65 cv de potência e 12 kgfm de torque) e câmbio manual de 4 marchas. Foi usado pela Polícia Militar até 1992 na cidade de Registro, São Paulo.
Totalmente restaurado pelo atual proprietário, é o único Gurgel X12 viatura remanescente no Brasil.
2 - Envemo Camper 1993 da Polícia Militar de SP
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O Camper era fabricado pela empresa paulista Envemo (Engenharia de Veículos e Motores) sobre o chassi do jipe militar Engesa. É equipado com motor Chevrolet 2.0, de 4 cilindros, do Monza, rendendo 110 cv de potência e 17,3 kgfm de torque. O câmbio é manual, de 5 marchas.
Totalmente restaurado, esse exemplar atuou de 1993 até 2001 na 4° Cia. do 6° Batalhão do Interior da Polícia Militar de São Paulo. Entre os acessórios originais estão módulo, sirene, giroflex, radiocomunicador Motorola GM300, barra de trânsito laranja e sinalizador vermelho na grade.
3 - Réplica do Fusca 1965 da Polícia Militar de SP
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O Volkswagen Fusca 1965 vem equipado com motor 1.200 cc, de 36 cv e 8 kgfm de torque, porém este tributo recebeu, em 2020, um propulsor 1.600, também de 4 cilindros e refrigerado a ar, mas que rende 65 cv e 12 kgfm de torque, acoplado ao câmbio de 4 marchas. Apelidado de “Baratinha”, o modelo foi utilizado pela Força Pública, que em 8 de abril de 1970, através Decreto Lei nº 217, constituiu a Polícia Militar do Estado de São Paulo.
A “Baratinha” laranja e preta marcou época de 1963 até 1979. Este exemplar é uma réplica: após ser restaurado, recebeu pintura laranja e preta, bem como diversos acessórios, a exemplo de sirene Rontam 12 volts e radiocomunicador Motorola “Patrulheiro II”.
Um dos equipamentos que mais chamam a atenção é um farol instalado do lado externo na porta do motorista, permitindo ao policial direcioná-lo para facilitar buscas realizadas à noite. A própria Polícia Militar de São Paulo mantém no seu acervo uma réplica da viatura.
4- Opala 1990 da Polícia Militar de SP
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Equipado com motor 2.5 litros, de 4 cilindros a álcool (82 cv de potência e 17,1 kgfm de torque) e câmbio manual de 5 marchas, o Chevrolet Opala 1990 foi utilizado até 2001 pelo 9º Batalhão da Polícia Militar de Marília. Este exemplar estava em uma oficina da cidade paulista de Santa Branca, quando foi descoberto e adquirido em 2021.
Três anos de restauração devolveram ao veículo o visual original do período em que fazia as patrulhas. Versão conta com radiocomunicador de época, giroflex, sirene, caixas de bombas lacrimogêneo e de primeiros socorros, bem como grade de aço no banco traseiro e portas traseiras reforçadas com chapas nas laterais.
5- Corcel 1977 da Polícia Militar de SP
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O Ford Corcel ano 1977 é equipado com motor 1.4, de 4 cilindros que desenvolve 75 cv de potência e 11,6 kgfm de torque. O câmbio manual tem 4 velocidades. Este exemplar de radiopatrulha foi utilizado na Zona Norte da capital paulista pela Rondas Ostensivas Especiais (ROE), que mais tarde originaria a Rota.
Além dos logos e pintura característica da ROE, nas cores preto e laranja, o carro traz giroflex, sirene e rádio "Patrulheiro", todos acessórios da época.
6- Réplica da Brasilia 1980 da Polícia Militar Rodoviária de SP
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O Volkswagen Brasilia ano 1980 é equipado com motor 1.6, de 4 cilindros, que desenvolve 65 cv de potência e 11,7 kgfm de torque. Já o câmbio manual tem 4 marchas e tração traseira.
Este exemplar é uma réplica da viatura que foi utilizada ao longo da década de 1980 pela Polícia Militar Rodoviária do Estado de São Paulo, principalmente no Sistema Dersa Anhanguera/Bandeirantes (SAB). Além dos brasões e pintura característicos (preto e amarelo), o carro traz, entre os acessórios da época, giroflex, sirene e rádio "Patrulheiro".