Mais potente já produzido: novo VW Golf R estreia com 320 cv
Versão mais esportiva da oitava geração do hatch é revelada
Apresentada no final de 2019, a oitava geração do Volkswagen Golf veio ganhando novas versões aos poucos. Depois do retorno do icônico GTI, restava saber o que a marca faria com a versão R do modelo, a mais esportiva da linha. O novo Golf R chegou e não decepcionou, tornando-se o mais potente da história do hatch. Na Europa, o modelo já está em pré-venda, mas entregas terão início no começo de 2021, quando os preços oficiais devem ser revelados.
Até então, a versão mais forte do Golf havia sido a Clubsport S, de 310 cv, mas tratava-se de uma série limitada de 400 unidades. Agora, o novo Golf R mantém o motor 2.0 turbo de quatro cilindros, mas a potência foi elevada a 320 cv, enquanto o torque chega a 42,8 kgfm. A novidade já conta com tração integral e os compradores poderão optar por um câmbio manual de seis velocidades ou um automatizado de dupla embreagem (DSG) com sete marchas.
Saiba mais: gosta de potência? Nova VW Amarok V6 com até 272 cv é lançada no Brasil
A Volkswagen declara uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos, com velocidade máxima de 250 km/h. O sistema de distribuição de força entre os eixos do novo Golf R também foi modificado. Com isso, o hatch, que tem tração dianteira durante o uso normal, contará com um modo “Drift”, onde pode enviar toda a força para as rodas traseiras. Os modos Sport, Comfort e Individual do GTI ainda estão lá, mas foram acrescidos o Drift Mode e o Race Mode.
Em relação a um Golf normal, a versão R teve a altura em relação ao solo reduzida em 20 mm. A Volkswagen ainda aumentou a rigidez das molas, modificando também a geometria do conjunto. Com isso, a marca afirma que a novidade é 10% mais rígida que um Golf R da geração anterior, tanto na frente quanto atrás, com uma redução de 1% na cambagem negativa e uma redução de peso de 3 kg graças ao subchassi de alumínio.
Além de uma mecânica exclusiva, o visual do novo Golf R também é diferenciado em relação às demais configurações da oitava geração do hatch. A novidade recebe um novo para-choque com difusor de ar inspirado em carros de corrida, grades exclusivas para a versão e acabamento em preto brilhante na carroceria. As rodas são de liga leve com 19 polegadas.
Por dentro, a cabine do Golf R traz soluções já vistas no GTI com pequenas alterações, como o botão R no volante - para acionar o Race Mode - e o acabamento azul no console e nas portas. O hatch contará ainda com central multimídia de 10", painel de instrumentos digital e uma área sensível ao toque no volante multifuncional.