Volks e Ford vão criar a picape 'Rangerok'
Montadoras confirmaram nesta terça-feira (15) que formarão uma aliança global para desenvolver veículos em conjunto como picapes médias e vans comerciais
A Volkswagen e a Ford anunciaram nesta terça-feira (15) durante o Salão de Detroit que formarão uma aliança global para desenvolver veículos em conjunto nos segmentos de picapes médias e vans comerciais.
A notícia, que já circulava há algum tempo, teve mais detalhes revelados pelos CEOs das duas montadoras, Herbert Diess (Volkswagen) e Jim Hackett (Ford). A parceria, que não envolve a troca de ações ou qualquer tipo de transação financeira, prevê o compartilhamento de investimentos no desenvolvimento de novas arquiteturas de veículos que vão gerar resultados a partir de 2023.
O primeiro veículo fruto dessa aliança deverá ser a sucessora comum da Ranger e da Amarok. Mas, apesar da brincadeira no título desta matéria, ambas não terão um único produto e sim uma plataforma comum, semelhante com a parceria entre Nissan, Renault e Mercedes-Benz que produzem a Frontier, Alaskan e Classe X sobre a mesma base comum - essa nova picape deverá dar as caras no mercado no início de 2022.
“Com o tempo, essa aliança ajudará as duas empresas a criar valor e atender às necessidades de nossos clientes e da sociedade”, afirmou Jim Hackett. Já o chefão da VW afirmou que “a aliança será uma pedra angular para o nosso esforço para melhorar a competitividade”.
Outra base que será estudada em conjunto são as vans comerciais como a Transit e a Transporter, muito populares na Europa, por exemplo. Segundo as duas empresas, o objetivo é obter uma participação significativa no mercado de 1,2 milhão de veículos vendidos desse segmento em 2018.
Além desses veículos, as duas montadoras também assinaram um memorando de colaboração para estudos em tecnologias autônomas, serviços de mobilidade e veículos elétricos. E deixaram em aberto a possibilidade de desenvolverem mais produtos em conjunto caso a aliança se mostre viável.
Bem distante da Autolatina
A parceria estratégica entre Ford e Volkswagen pode fazer lembrar a Autolatina, uma joint venture sul-americana que elas criaram na década de 80. No entanto, os negócios são bem diferentes na prática.
Embora a iniciativa de três décadas atrás também visasse a redução de custos ao propor compartilhar veículos entre elas, tratava-se de um acordo mais profundo e local. Por isso praticamente só surtiu efeito passageiro ao permitir que tanto Ford quanto Volks pudessem lançar novos produtos no mercado. Porém, eles eram nada mais do que veículos reciclados.
A aliança global, ao contrário, tem como objetivo economizar investimento ao buscar um desenvolvimento em comum, mas preservando características próprias de cada marca. E dará origem a produtos globais e modernos, a grande diferença para nossa triste Autolatina.