Viper volta a ser produzido e retoma a marca Dodge
Linha 2015 ganhará, além da bandeira Dodge, mudanças no motor e opção de câmbio automático
Mesmo após a chegada da nova geração, o Viper não conseguiu ampliar seu espaço no mercado – sobretudo após a chegada do novo Corvette, que ganhará em breve uma versão ainda mais competitiva, a Z06. Durante os seis primeiros meses do ano, o novo superesportivo norte-americano, sob bandeira da SRT, conseguiu emplacar apenas 354 unidades nos Estados Unidos e outras 70 no Canadá, ou seja, número muito aquém dos 2 mil modelos por ano estimados pela marca.
Com o resultado muito abaixo do esperado, o Grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) decidiu paralisar a linha de produção do SRT Viper no dia 14 de abril, afinal mais de 750 exemplares estavam ocupando o estoque, o que corresponde a 400 dias de vendas. O anúncio foi feito pela empresa em abril, seguido pela demissão de 91 funcionários que operavam na montagem do automóvel. E no último dia 23 de junho, a marca retomou a fabricação da linha 2014 do carro na planta de Detroit (EUA), mas agora com 82 trabalhadores.
Mas a atual versão do Viper não irá durar muito. A Dodge, que era responsável pela antiga geração do modelo, voltará a estampar sua marca na linha 2015 do superesportivo, como forma de aumentar as vendas do carro e também comemorar o centenário da fabricante. Além da nova nomenclatura, o Viper 2015 receberá ajustes no motor V10 de 8.4 litros a gasolina, que atualmente entrega cerca de 650 cavalos de potência e 81,3 kgfm de torque.
E como forma de corrigir uma das principais críticas referentes ao SRT Viper atual, o novo Dodge Viper contará com opção de transmissão automática, provavelmente de oito velocidades. Atualmente, o veículo é oferecido apenas com câmbio manual de seis marchas. Haverá também pequenas alterações no visual, como a inclusão da característica cor vermelha no catálogo.
Ao que tudo indica, a nova linha do Viper será apresentada pela Dodge durante o Salão de Los Angeles, que acontece em novembro.