Veyron Grand Sport Vitesse alcança 10 anos como o conversível mais rápido do mundo
Com 1.200 cv, modelo é capaz de superar 408 km/h de velocidade máxima
Projetado em uma época em que potência e velocidade ainda davam as cartas do jogo, o Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse alcança neste ano a marca de 10 anos ostentando o título de conversível produzido em série mais rápido do mundo.
Lançado em 2012, o Grand Sport Vitesse traz sob a carroceria o poderoso motor 8.0 W16 com 4 turbocompressores, que entrega nada menos do que 1.200 cv de potência.
No papel, o Grand Sport Vitesse foi desenvolvido para alcançar 410 km/h, porém vale a observação de que a velocidade máxima em questão é obtida com o teto fechado.
Com a cobertura da carroceria removida, o modelo tem a velocidade máxima limitada eletronicamente em 375 km/h.
Coube ao piloto e homem de negócios chinês Anthony Liu estabeler o recorde de velocidade para o Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse que perdura até hoje, no caso exatos 408,84 km/h.
Excepcionalmente para o feito, a Bugatti liberou as salvaguardas de segurança e permitiu que o recorde fosse obtido sem a cobertura removível de policarbonato na parte superior do carro.
Como o teto de um automóvel desempenha um papel fundamental na estrutura da carroceria e na rigidez torcional, o time de engenheiros da Bugatti precisou realizar uma série de reforços na opção conversível para preservar os níveis de segurança e estabilidade direcional também encontrados no cupê.
Segundo a fabricante, o Grand Sport Vitesse alcança uma rigidez torcional de 22.000 Nm por grau, um número notável considerando a proposta do modelo.