Versão Série S completa gama Compass 2022 custando R$ 187.990
Confira como fica a composição completa da gama e todos os detalhes sobre a renovação do SUV
A Jeep completou nesta quarta-feira (28) o lançamento da gama Compass anunciando mais detalhes sobre a versão Série S, a mais completa do modelo e que passa a ser oferecida apenas com motor 1.3 turbo flex a partir de agora. A marca já havia anunciado os catálogos e preços das demais opções diesel e com a nova motorização T270 bicombustível.
Apenas para rememorar, o Compass 2022 traz um leve facelift na parte externa, que contempla, em especial, novo para-choque dianteiro, grade frontal e conjunto óptico agora full-LED com vida útil acima de 100 mil horas, o que reduz a necessidade de manutenção e melhor consideravelmente o campo de visão. O modelo traz ainda novas rodas de liga leve para todas as versões. Na parte interna, o Compass 2022 trouxe um conjunto de aprimoramentos mais significativos, com destaque para o quadro de instrumentos digital de 10,25” dependendo da versão, novo volante, novos painéis de portas, console central redesenhado e agora a central multimídia pode oferecer tela de até 10,1”. A Jeep também preparou três opções para o acabamento interno, que pode ser preto, Marrom Arizona ou Cinza Steel, o último disponível apenas nas versões Longitude e Série S.
Nos modelos com a central multimídia de 10,1”, o Compass 2022 sai de fábrica com a plataforma de serviços conectados Adventure Intelligence Plus, que acrescenta recursos como localizador de estacionamento e posto de combustível; função Send & Go (usuário do carro pode enviar um ponto de interesse diretamente do smartphone para o sistema de navegação do SUV); Last Mile Navigation (envia do sistema de navegação do carro para o smartphone do motorista a última localização do carro, traçando a melhor rota para chegar ao veículo); e a função Remote Start, pela qual é possível ligar o Compass pelo celular ou dispositivos com comando por voz como a Alexa.
Importante destacar que todas as centrais multimídia do novo Compass 2022 oferecem espelhamento de smartphones via Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Nas versões Limited, Trailhawk, Série S e Série Especial 80 Anos, o SUV ainda oferece o carregador de smartphones sem fio. Outro ganho importante no modelo da Jeep é que todas as versões passam a sair de fábrica com 6 airbags.
Entre os novos recursos que estreiam no Compass 2022 vale destacar o Jeep Traction Control +. A novidade será um item de série no SUV equipado com motor turbo flex e funciona como um sistema de controle de tração, atuando quando o veículo trafega por terrenos de baixa aderência e perde o contato de uma das rodas motrizes com o piso. O recurso, que executa a mesma função do E-Locker presente na nova geração da Fiat Strada, freia a roda que está escorregando e transfere, pelo diferencial, o torque para a outra roda capaz de tracionar o SUV. Para habilitar a função, basta que o motorista pressione a tecla ASR OFF.
Ainda sobre as versões que podem receber etanol ou gasolina, outra melhora significativa foi para o ângulo de ataque, que passou de 16,2º para 21,5º, evitando que a dianteira do modelo entre em contato com solo dependendo do obstáculo (rampas, lombadas, etc.). No caso do Compass diesel, o ângulo de entrada segue em 30,6º. Também exclusivamente para as opções turbo flex do Compass 2022 está a introdução do modo Sport. Ativado por meio de uma tecla, ele ativa uma calibração diferenciada, com trocas de marchas mais rápidas realizadas em rotações mais altas. Além disso, a resposta do acelerador torna-se mais ágil e a direção fica mais firme, proporcionando uma experiência de condução esportiva, destaca a Jeep.
O Compass 2022 ganhou também a função Auto Hold em complemento ao freio de estacionamento elétrico, bem como o rebatimento automático dos retrovisores, entrada USB tipo C e porta-malas com abertura elétrica e sensor de presença (este um item de série no Compass S e opcional nos catálogos Limited e Trailhawk).
Em seus catálogos T270, o Compass 1.3 turbo flex conta com até 185 cv de potência e 270 Nm (27,5 kgfm) de torque a 1.750 rpm trabalhando sempre em conjunto com o câmbio automático de 6 marchas. De acordo com a Jeep, o Compass bicombustível acelera de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos e o consumo ficou em torno de 18% menor em relação ao 2.0 Tigershark aplicado até o modelo 2021. No caso da versão Sport T270, as médias oficiais de consumo ficam em 10,5 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada com gasolina. Utilizando etanol, os valores são de 7,4 e 8,7 km/l, respectivamente.
Já a opção 2.0 turbodiesel (TD350), propulsor segue com 170 cv, porém passa a contar com o sistema SCR de pós-tratamento dos gases de escape, que demanda o uso do aditivo ARLA32 e já deixa o SUV preparado para atender às normas do Proconve L7, que entram em vigor em janeiro de 2022. A novidade ajudou a reduzir em 85% as emissões de óxido de nitrogênio, destaca a Jeep, e será possível rodar cerca de 10 mil km com o reservatório de aditivo completo. Logo, o sistema não requer atenção constante. Também de acordo com a Jeep, o consumo do Compass TD350 é de 10,3 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada, com autonomia superando 800 km graças ao tanque de 60 litros. Importante destacar que todas as versões do Compass TD350 contam com câmbio automático de 9 marchas e sistema de tração integral.
Confira, abaixo, um resumo dos preços, versões e conteúdo de itens de série para o Jeep Compass 2022 (valores para a maior parte do Brasil, exceto São Paulo e Paraíba):
Jeep Compass Sport T270 Turbo Flex aut. 6 marchas - R$ 139.990
Principais itens de série: seis airbags, central multimídia de 8,4” com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, faróis full-LED (incluindo luzes de neblina), Jeep Traction Control+, Auto Hold, rodas de liga leve aro 17”, ar-condicionado automático com duas zonas, freio de estacionamento eletrônico, chave presencial, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, display digital de 3,5” no centro do painel de instrumentos e três entradas USB (sendo uma tipo C). Como opcionais estão disponíveis bancos de couro (R$ 2.500) e o pack Protection (R$ 950).
Jeep Compass Longitude T270 Turbo Flex aut. 6 marchas - R$ 154.990
Jeep Compass Longitude TD350 Turbo Diesel aut. 9 marchas 4x4 - R$ 196.990
Principais itens de série: versão Sport + central multimídia de 10,1” com os serviços conectados da plataforma Adventure Intelligence e espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, navegação embarcada, bancos de couro, quadro de instrumentos de 7”, retrovisores elétricos, aletas no volante, retrovisor eletrocrômico e novas rodas de liga leve aro 18” pintadas. Como opcionais, possui teto solar elétrico panorâmico Command View (R$ 8.900) e bancos em couro na cor Cinza Steel (R$ 1.600).
Jeep Compass 80 Anos T270 Turbo Flex aut. 6 marchas - R$ 162.990
Jeep Compass 80 Anos TD350 Turbo Diesel aut. 9 marchas 4x4 - R$ 204.990
Principais itens de série: versão Longitude + carregador sem fio para celulares, Adventure Intelligence Plus na central multimídia de 10,1”, retrovisores externos com rebatimento automático, partida remota, assistente de estacionamento, sistema de som premium Beats, acabamento externo escurecido em tom grafite, interior em Black Piano, revestimento interno do teto na cor preta e costuras exclusivas, além de logotipos “80th” na parte externa e interna do carro. Como opcional está o teto solar elétrico panorâmico Command View (R$ 8.900).
Jeep Compass Limited T270 Turbo Flex aut. 6 marchas - R$ 176.990
Jeep Compass Limited TD350 Turbo Diesel aut. 9 marchas 4x4 - R$ 216.990
Principais itens de série: versão Longitude + novo quadro de instrumentos digital com resolução HD de 10,25”, teto em preto, rodas de liga leve aro 19” diamantadas, monitoramento de ponto cego, banco elétrico do motorista, parafusos antifurto nas rodas e airbag de joelho para motorista (sete no total). Também traz em ambas as configurações, flex ou diesel, os opcionais teto solar elétrico panorâmico Command View (R$ 8.900), bancos em Marrom Arizona (R$ 1.600) e Pack High Tech (frenagem autônoma para pedestres, ciclistas e motociclistas, reconhecimento de placas, detector de fadiga, piloto automático adaptativo, comutação automática dos faróis, monitoramento de mudanças de faixa, porta-malas com sensor de presença, Adventure Intelligence Plus, sistema de som Beats, banco elétrico do passageiro e tomada auxiliar 127 volts por R$ 9.900).
Jeep Compass Série S T270 Turbo Flex aut. 6 marchas - R$ 187.990
Principais itens de série: versão Limited + Pack High Tech (frenagem autônoma para pedestres, ciclistas e motociclistas, reconhecimento de placas, detector de fadiga, piloto automático adaptativo, comutação automática dos faróis, monitoramento de mudanças de faixa, porta-malas com sensor de presença, Adventure Intelligence Plus, sistema de som Beats, banco elétrico do passageiro e tomada auxiliar 127 volts). Catálogo não conta com opcionais, sendo a versão mais completa para o Jeep Compass.
Jeep Compass Trailhawk TD350 Turbo Diesel aut. 9 marchas 4x4 - R$ 216.990
Principais itens de série: versão Limited + novo adesivo de capô, rodas de liga leve aro 17” diamantadas com pneus de uso misto, protetor de cárter, protetor de tanque, protetor de transmissão, estepe full size, suspensão elevada off-road, seletor de terrenos contar com o exclusivo modo “Rock”. Como opcionais figuram teto solar elétrico panorâmico Command View (R$ 8.900) e o pack High Tech (frenagem autônoma para pedestres, ciclistas e motociclistas, reconhecimento de placas, detector de fadiga, piloto automático adaptativo, comutação automática dos faróis, monitoramento de mudanças de faixa, porta-malas com sensor de presença, Adventure Intelligence Plus, som premium Beats, banco elétrico do passageiro e tomada auxiliar 127 volts por R$ 9.900).