Versão inédita, Volvo XC60 híbrido chega ao Brasil
Novidade se destaca pelo poderoso torque de 65,2 kgfm; saiba mais detalhes
Cumprindo seu cronograma de novidades anunciadas para este ano e o começo de 2019, a Volvo inicia neste mês a pré-venda XC60 T8 R-Design, que pela primeira vez marca a presença do conjunto propulsor híbrido no SUV médio-grande. A novidade terá preço sugerido de R$ 299.950.
O ponto forte do Volvo XC60 T8 é combinar alto desempenho com consumo comedido. O motor elétrico em conjunto com o 2.0 turbo a gasolina entregam potência e torque combinados de 412 cv e 65,2 kgfm, respectivamente. O destaque vai para o alto nível de força que o conjunto produz, o que permite ao XC60 T8 acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 segundos nos informa a Volvo.
O XC60 T8 ainda não está com o consumo divulgado no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, mas o XC90 com o mesmo conjunto propulsor, por exemplo, é capaz de entregar médias de 16,4 km/l na cidade e 18,9 km/l na estrada considerando seu conjunto de baterias previamente carregado. Vale a pena destacar que o conjunto propulsor T8 conta com a função plug-in, ou seja, é possível carregar o conjunto de baterias do sistema previamente em uma tomada, o que amplia consideramente o alcance do SUV em modo elétrico. As médias de consumo, como é possível notar, se traduzem em números muito bons e que projetam o XC90 T8 como um dos carros mais eficientes atualmente à venda no Brasil. Com isso, podemos esperar números semelhantes para o XC60 T8 por aqui da mesma forma.
Com essas credenciais, a nova versão T8 passa a se tornar a configuração topo de linha do XC60 no Brasil. Recentemente o modelo também estreou por aqui a opção diesel, propulsão que registrava uma boa procura desde a primeira geração do XC60 aqui no Brasil.
As opções a diesel contemplam as versões Momentum e Inscription, que contam com preços tabelados em R$ 275.950 e R$ 289.950, respectivamente. O Volvo XC60 D5 traz o propulsor 2.0 turbodiesel de 4 cilindros, que entrega 238 cv e 48,9 kgfm de torque desde 1.750 rpm. O câmbio é uma caixa automática de 8 velocidades que atua em conjunto com o sistema de tração integral da marca sueca.
As opções a gasolina, que atendem pela designação T5, contam com motor 2.0 turbo a gasolina de 257 cv e seguem em linha normalmente. Com esse propulsor, o XC60 é vendido aqui no Brasil nas configurações Momentum, Inscription e a com apelo esportivo R-Design.