Vendem pouco, mas são ótimos!
O AUTOO separou alguns modelos raros de ver por aí e que não deixam de ser excelentes escolhas
Importados, preço muito elevado ou ocupam apenas um nicho do mercado. Existem várias razões para explicar porque um carro vende pouco, além, é claro, de ser um produto com poucos atrativos comerciais. Mesmo assim, vale a pena você conhecer algumas opções excelentes que o mercado nos reserva, mas estão longe de pipocar nas ruas.
O AUTOO separou algumas delas, independente do preço, categoria ou marca, mas tomando como base o número baixo de vendas. São modelos que muitas vezes quase não figuram sob os holofotes de sites, revistas ou naquela boa conversa com os amigos, mas eles valem a pena pelo conjunto que entregam. Além disso, como o volume de comercialização é baixo, você pode até barganhar bons descontos na negociação. Confira alguns deles abaixo:
Audi A3 Cabriolet: quando o inverno acabar, está aí uma excelente opção de conversível que muita gente nem deve saber que é importada ao Brasil. Além de compartilhar o bom projeto do A3 atual, ele é equipado com o eficiente motor 1.8 turbo e o câmbio de dupla embragem com 7 marchas. Está nas lojas da marca por R$ 181.990, mas se você treinar bem a lábia é possível levá-lo para sua garagem com mais de R$ 10.000 de desconto.
Citroën DS3: para você ter ideia, de janeiro a maio deste ano apenas 34 unidades do DS3 foram vendidas no Brasil. O preço de R$ 92.900 não ajuda, mas o prazer de dirigir um hatch compacto com o potente motor 1.6 THP (turbo com injeção direta) de 165 cv é recompensador. Só esteja preparado para a elevada desvalorização.
Kia Grand Carnival: quer espaço para 8 passageiros com muito conforto, um motorzão V6 de 270 cv e vários equipamentos de conforto? Então é só preparar o bolso. Por R$ 252.490 a van grande da Kia é uma excelente opção para famílias mais endinheiradas. Até maio, apenas 35 unidades da Grand Carnival ganharas as ruas, mas ele não deixa de ser uma boa opção.
Lexus IS 250: competir com Mercedes-Benz Classe C e BMW Série 3 é difícil, mas se você cogita um dos dois alemães, vale a pena fazer um teste drive no Lexus Ele é tabelado em R$ 182.000 (é possível negociar bem esse valor) e conta com pouco usual motor V6 de apenas 2.5 l. A ótima dinâmica, o acabamento interno bem executado e a elevada qualidade de montagem são os pontos fortes.
Subaru WRX: já que estamos falando de sedã, só 46 unidades do Subaru WRX foram emplacadas até maio, mas a versão situada logo abaixo da brutal WRX STI agrada muito. Alguns podem torcer o nariz para o câmbio CVT, mas ele é um carro excelente para o uso diário e encara os desafios de uma pista numa boa. A posição de dirigir e a qualidade dinâmica são dignas dos carros da marca japonesa. Para levá-lo para casa com seu motor 2.0 turbo de 268 cv é precisa desembolsar R$ 159.900.
Suzuki Jimny: o Jimny é, literalmente, um “jipinho”. Ele conta com tração 4x4 com reduzida e encara trilhas bem difícieis no off-road com muita desenvoltura. Uma alternativa bem mais barata, no caso por R$ 61.490, em relação a um Troller T4 a diesel (R$ 122.441) e faz a mesma coisa. O Jimny conta com motor 1.3 de 85 cv e só peca pelo (ou a ausência de) espaço interno. O porta-malas também é mínimo.
Volvo XC90: por muito tempo um modelo praticamente esquecido, o SUV grande da Volvo calou a boca dos críticos com a estreia da nova geração, que começou a ser vendida por aqui no ano passado. Com uma série de recursos de tecnologia e condução semi-autônoma, vale os R$ 319.000 que você precisa investir na versão Momentum. Neste ano, 126 unidades foram emplacadas. Pode parecer pouco no contexto do mercado em geral, mas não é ruim para a categoria.
Fiat Idea: para você ter uma ideia (com o perdão do trocadilho), o monovolume vendeu menos até que a Weekend, sua prima station wagon (1.723 unidades de janeiro a maio contra 3.008 do Weekend). Mesmo assim, se você tem família e precisa de um bom carro para 5 passageiros o Idea vale a pena ser considerado! A melhor pedida é a versão Essence 1.6 16V, tabelada em R$ 57.260.
Volkswagen SpaceFox: só 1.052 unidades foram vendidas no acumulado de 2016, uma demonstração de como as “peruas” estão cada vez mais fadadas a tornarem-se (ou já se tornaram) um segmento de nicho. Mesmo assim, para quem não gosta dos sedãs compactos nem de monovolumes, a SpaceFox é um carro que agrada muito. E ainda tem a vantagem do versátil porta-malas para 440 litros. É a versão mais cara, porém vale a pena optar pela configuração Highline de R$ 74.430 pela presença do motor 1.6 16V e o câmbio manual de 6 marchas.
Citroën C4 Picasso: ainda entre os carros de vocação familiar, o C4 Picasso já teve uma fama maior por aqui, mas hoje só emplaca uma média de 28 carros/mês. É uma grande injustiça com essa excelente minivan, que entrega bom acabamento interno, muito espaço a bordo e acabamento superior. Parte de R$ 110.900 com o motor 1.6 THP de 165 cv.
Toyota Prius: a esperança da marca japonesa é que a chegada da nova geração do híbrido aumente as vendas por aqui – e nós também esperamos! O Prius é um modelo excelente e digno de todo sucesso que obtém nos EUA e demais mercados onde é oferecido. O interior é espaçoso e ele traz vários equipamentos de conforto e segurança com a vantagem de rodar em média mais de 20 km com um litro de gasolina.
E você, sentiu falta de algum modelo que deixamos passar? Aproveite os comentários e deixe sua sugestão!