Vendas da GM na China superam resultado nos EUA
Gigante asiático vira principal consumidor da marca. Ford também aumenta significativamente suas vendas no mercado chinês
A China parece não sentir a desaceleração de sua economia e bateu mais um recorde: se tornou o maior cliente da General Motors em todo o mundo, ultrapassando pela primeira vez o total vendido nos Estados Unidos. O fato foi apurado pelo site Detroit Bureau, que ainda averiguou o posicionamento de outras grandes marcas no país, como a Ford.
Segundo o site, foi constatado um aumento de 10,6% nas vendas da GM (juntamente com suas variantes chinesas, como a Baojun ou a Jiefang) no primeiro semestre de 2013, chegando a um total de quase 1.6 milhão de carros emplcados no país asiático.
Como comparação, a companhia norte-americana vendeu cerca de 1.4 milhão de veículos entre janeiro e junho deste ano nos EUA.
A Ford não ficou parada durante este período. A concorrente da GM aumentou suas vendas chegando a quase 408 mil veículos emplacados na China. A média de crescimento do setor de automóveis de passeio ficou em cerca de 14% para as duas companhias no país. Este montante é significativamente superior aos números que afetam outros setores da economia chinesa, algo em torno de 10%.
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“Nós vimos uma forte demanda de veículos por toda a China, particularmente os médios, médio-grandes, os SUV e os segmentos de luxo”, afirmou Bob Socia, presidente da GM China. O empresário ainda afirma que os números devem ser mantidos até o final do ano.
Uma das possíveis explicações ao aumento significativo de vendas é a aversão cultural chinesa às marcas japonesas, como a Hondae a Toyota. Tal sentimento não é compartilhado pelo próprio Estados Unidos, onde as marcas japonesas tem tradição de longa data e ótimas vendas.