Venda de importados desaba 42% na comparação com 2015
Acumulado de janeiro a setembro de 2016 confirma projeções nada animadores para o segmento neste ano
As dezoito marcas filiadas à Abeifa (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores) comercializaram em setembro 2.754 unidades importadas, total que representou queda de 6,2% em relação ao mês anterior, quando foram emplacadas 2.936 unidades. Ante o mês de setembro de 2015, o desempenho do setor também é negativo, com redução de vendas de 38,3%. Foram 2.754 unidades contra 4.461 veículos.
No acumulado, o setor de veículos importados chegou a 27.227 unidades emplacadas, queda de 42,2% em relação aos 47.107 veículos licenciados nos primeiros nove meses do ano passado.
“As quedas consecutivas nas vendas mensais dos importadores sem fábrica no País indicam claramente que precisamos de medidas emergenciais e de impacto, de modo a reestruturar e manter a rede de concessionárias e, por consequência, no atendimento aos clientes finais”, avalia José Luiz Gandini, presidente da Abeifa.
“Vamos manter nossos pleitos pelo fim dos 30 pontos percentuais no IPI, para que possamos recuperar especificamente o setor de veículos importados. Mas, por ora, pleiteamos ao menos a liberação das cotas não utilizadas por outras marcas”, argumenta Gandini, para quem “sem alteração no Inovar-Auto, não teremos condições de manter os atuais concessionários e, consequentemente, os empregos por eles gerados. Como disse anteriormente, por meio de tratamento isonômico no sistema tributário do setor automotivo, após os 35% de imposto de importação, queremos contribuir com a geração de mais empregos diretos e indiretos, além de propiciar maior arrecadação aos cofres públicos, ao voltar à normalidade comercial de veículos importados”.
Entre as associadas à Abeifa, que também têm produção nacional, BMW, Chery, Land Rover, Mini e Suzuki fecharam o mês de setembro com 1.084 unidades emplacadas, total que representou queda de 13,8% em relação ao mês anterior. Comparado a setembro de 2015, a queda é ainda maior: 84,3%, quando foram emplacadas 6.896 unidades nacionais. Enquanto, no acumulado, as cinco associadas à Abeifa totalizaram 8.669 unidades emplacadas, queda de 70,8% ante as 29.709 unidades (à época, sem a produção da Jaguar Land Rover) dos primeiros nove meses do ano passado.
Ao considerar somente os veículos importados, a participação das associadas à Abeifa, no total do mercado interno, é de apenas 1,78% tanto no mês de setembro e, no acumulado do ano, 1,87%. Com os totais somados – importados e produção nacional -, a participação das filiadas à Abeifa no mercado interno é de 2,48% no mês de agosto e de 2,46% no acumulado do ano
As informações são da Abeifa.