Cotado para o Brasil, Toyota GR Corolla estreia com 304 cv!
Baseado na carroceria hatchback, pela primeira vez a gama Corolla recebe a chancela GR
Com 304 cv, tração integral e câmbio manual, pela primeira vez o Toyota Corolla passa a contar com a configuração GR, uma das mais extremas dentro do portfólio da marca japonesa e elaborada por sua divisão esportiva.
A carroceria hatch foi a escolhida para ganhar o tempero esportivo e, embora compartilhe motor com o GR Yaris, o hatch médio entrega ainda mais potência. O modelo esportivo é cotado para o Brasil, podendo ser importado para divulgar a divisão esportiva da marca japonesa.
O responsável pela potência do modelo é o motor 1.6 turbo de três cilindros. Os 304 cv são acompanhados pelo torque de 37,4 kgfm, que é disponibilizado entre 3.000 e 5.500 rpm. Já a potência máxima surge aos 6.500 rpm. No exterior, serão duas versões disponibilizadas para o GR Corolla: a Core e a especial Circuit Edition.
A primeira será a configuração padrão do modelo. Já a Circuit Edition, como o nome sugere, tem um apelo mais voltado para as pistas. A tiragem será limitada e o carro será lançado apenas em 2023, e há para-lamas mais largos, teto de fibra de carbono, capô com saídas de ar e acabamento em camurça no interior.
Visual agressivo
Mesmo sem ser tão ousado quanto o modelo Circuit Edition, o GR Corolla no catálogo Core tem um visual bem agressivo. A carroceria foi alargada, principalmente por conta das bitolas maiores, um discreto aerofólio está presente e as saias laterais completam o desenho mais esportivo.
O curioso é que mesmo se tratando de um esportivo autêntico, a Toyota não revelou os dados de desempenho. Dessa forma, não é possível saber qual a velocidade máxima e o tempo da aceleração de 0 a 100 km/h. Como o GT Yaris demora 5,5 segundos para alcançar os 100 km/h e tem máxima de 230 km/h, é possível imaginar números próximos a esses, já que o Corolla é mais potente, porém maior e mais pesado.
Outro ponto não revelado foi o preço no exterior, mas isso será divulgado nos próximos meses, já que o esportivo terá as vendas iniciadas ainda em 2022.