Veja os pontos fortes e fracos antes de comprar o Chevrolet Prisma usado
Por R$ 25 mil, sedã tem manutenção barata do Celta, mas com porta-malas maior
O Chevrolet Prisma foi lançado no final de 2006, disponibilizado inicialmente com motor 1.4 flex nas versões Joy que vinha com desembaçador, conta-giros, aviso sonoro dos faróis ligados e rodas de aço de aro 13. Já a mais cara Maxx agregava direção hidráulica (opcional na Joy), maçanetas externas na cor do carro, molduras nos instrumentos do painel com os ponteiros pintados e console com porta-copos. Ambas recebiam como opcional ar-condicionado, travas e vidro elétrico nas quatro portas.
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A versão 1.0 VHCE só chegaria no início de 2009 também disponível nas versões Joy e Maxx. A grande vantagem é o acelerador eletrônico que garante melhores respostas nas acelerações. Junto a esta novidade, veio também console com porta-copos e espelho de cortesia integrado à sombreira do passageiro da frente de série para a versão Joy.
O brake light e sistema de travamento automático das portas quando se atinge 15 km/h de série - este último apenas para a Maxx também fazia parte da novidade da linha 2009. A linha 2010 marcou a estreia do acelerador eletrônico e de um novo coletor feito de plástico para a opção com motor 1.4. Com estas mudanças a potência subiu para 95 cv - abastecido com gasolina.
Para a linha 2012, último ano de produção da primeira geração, o sedã ganhou pequenas mudanças como nova grade frontal, faixa cromada na tampa traseira. Na parte interna, a iluminação do painel de instrumentos passou a ser na cor azul. Além disso, as versões passaram a ser identificadas como LS, a mais simples e LT, a topo de linha.
PONTOS QUE MERECEM ATENÇÃO
- Farol
O farol costuma embaçar devido à má vedação da lente. Para isso, basta aplicar uma camada de silicone nas fissuras que poderá solucionar o problema crônico.
- Marcador de combustível
Não é difícil apresentar defeitos na leitura, geralmente causados por causa do combustível de má qualidade. Atente-se para não ficar na reserva! Para resolver este problema, só trocando a boia de combustível cujo preço médio é de R$ 150 pelo Mercado Livre.
- Acabamento interno
Como herda o excesso de plásticos de baixa qualidade do Celta, o barulho interno é algo comum, mas que pode ser revertido levando em lojas especializadas em eliminar ruídos. O custo médio varia de R$ 400 a 800, dependendo do trabalho a ser executado.
- Discos e pastilhas
Verifique se o carro apresenta pastilhas gastas e discos empenados, cujas peças têm a vida útil comprometida aos 15 mil km, em média. Mas há casos de trocas com quilometragem menor ainda. O problema pode estar no mau uso ou até da falta de eficiência dos freios, um problema crônico de alguns Prisma.
- Recall
Verifique se o modelo em vista passou pelo recall do fecho do cinto de segurança dos bancos dianteiros, que segundo a montadora pode haver dificuldade de afivelamento ou desafivelamento da lingueta da peça, podendo provocar acidentes. Outro recall do modelo foi do tanque de combustível. Para mais informações, ligue na Central de Atendimento da Chevrolet 0800 702-4200, ou pelo WhatsApp no número (11) 99882-8157, ou no site da GM e use estes canais em caso de dúvidas ou quanto ao agendamento do serviço.
MELHORES E PIORES UNIDADES PARA COMPRAR
Se você possui um hatch 1.0 por aliar preço baixo e simples manutenção, mas o pouco espaço do porta-malas o obriga a pensar em um carro maior, talvez seja a hora de ingressar no segmento dos sedãs pequenos.
Neste caso, o Prisma pode ser uma opção interessante em sua lista, já que oferece motor 1.4 com a tecnologia do Econo.Flex. Ele faz de zero a 100 km/h em 10,6 segundos e a velocidade máxima declarada é de 184 km/h. Mas apesar do nome, o motor quando novo não é tão econômico (7 a 8,8 km/l com etanol na cidade), alvo de reclamações de donos.
Aliás, tome cuidado com os Prismas equipados com GNV, uma solução que muitos adotam por causa do alto consumo do motor 1.4 Econo.Flex. Estas unidades podem ter sido utilizadas como táxi.
Unidades em bom estado costumam ser vendidas por menos de R$ 30 mil, considerando os primeiros anos de produção e com sorte já pode levar a direção hidráulica e ar-condicionado que eram opcionais para o modelo.
Já a 1.0 VHCE traz como vantagem o acelerador eletrônico que garante melhores respostas nas acelerações, mas seu consumo não é lá dos melhores também: 7,5 km/l no perímetro urbano e 9,1 km/l no rodoviário. Com desempenho ligeiramente inferior, os dados de fábrica dessa versão trazem velocidade final de 164 km/h e o 0 a 100 km/h em 14,3 segundos. O valor médio pedido por ela é de R$ 25 mil, contando também com o ar-condicionado e direção hidráulica, além de travas e vidros elétricos, alarme e CD player.
Independente de qual for a sua escolha, ao comprar um Prisma usado, dê atenção principalmente para suspensão e câmbio, dois dos componentes que recebem mais reclamações de seus donos. A transmissão traz engate complicado, principalmente a ré e, também apresenta ruídos. Por isso, verifique se todas as marchas trocam sem arranhar. Já quanto à suspensão, a dica é olhar o estado de coxins e bandejas.
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