Veja os mais curiosos sistemas de rebatimentos de bancos de carros
Não importa o segmento, fabricantes sempre dão um jeito de melhorar o volume de carga
Vai viajar com a família e precisa de espaço? Nesta hora é que a questão da versatilidade aparece. Existem modelos que se destacam neste quesito, aproveitando ao máximo o espaço interno com soluções inteligentes.
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Seja para ampliar o espaço do porta-malas ou conforto a bordo, listamos cinco exemplos de configurações de bancos automotivos disponíveis hoje em dia, nos modelos à venda no mercado, em diferentes segmentos. Confira a seguir.
1 - Honda Fit (hatch)
Inaugurado pelo Fit em 2003, o sistema ULT (Utilitário Longo Alto) da Honda permite configurar por meio do rebatimento dos bancos diversas posições aumentando a capacidade do porta-malas. Atualmente, o recurso está presente no seu sucessor, o City Hatchback mas rebatizado de Magic Seat. Dos 268 litros, a capacidade de carga pula para 1.168 litros, maior que muitos veículos de categoria superior.
2 -.Toyota SW4 (SUV)
Diferente da engenhosidade do sistema Flex7 da Zafira, na Spin o sistema de bancos é mais simplesImagem: Divulgação
Presente no Toyota SW4 até hoje, os dois bancos extras laterais instalados no porta-malas permitem aumentar de cinco para sete o número de passageiros. Para usá-los, é bem simples: basta destravar e puxar para baixo e desdobrar o encosto. Com eles montados, a capacidade é diminuída de 500 litros para apenas 180 litros, mas em contrapartida possibilita levar mais pessoas a bordo com razoável conforto.
3 - Chevrolet Spin (minivan)
Diferente da engenhosidade do sistema Flex7 da Zafira, na Spin o sistema de bancos é mais simplesImagem: Divulgação
O sistema mostrado na imagem acima está atualmente só na versão topo de linha Premier da minivan Spin. O banco extra é inteiriço e basta dobrar o encosto com o assento e levantá-lo, mas o problema é quando os dois passageiros da terceira fileira querem sair, pois é preciso rebater a segunda fileira e se apertar entre o vão existente entre as fileiras. De qualquer forma, a vantagem está na capacidade que passa dos 710 litros para 1.168 litros, com o rebatimento do banco traseiro.
4 - Porsche 911 (cupê esportivo)
Porta-malas grandes nunca foram o ponto forte dos esportivos, mas no cupê esportivo 911 a solução veio dos dois banquinhos extras que quando não estão em uso, podem ser usados como um porta-malas adicional É só rebater encostos e acomodar as bagagens por cima. Na atual geração 992, os míseros 132 litros de capacidade do compartimento frontal, podem ser compensados com os 264 litros, quando os bancos traseiros não estão em uso.
5- Ram 1500 Limited (picape)
A picape Ram 1500 Limited conta com bancos traseiros reclináveis em até 8° - algo inédito no segmento - o que na prática possibilita mais conforto aos passageiros. Quando não estão em uso, eles podem ser rebatidos aumentando o espaço para acomodação de bagagens extras, quando não estão usando os 1.200 litros de capacidade volumétrica da caçamba.