Veja os carros que menos desvalorizaram no Brasil em 2020
Selo Maior Valor de revenda revela quais foram os modelos que menos depreciaram. Confira os vencedores por categoria
O Selo Maior Valor de Revenda, realizado pela agência Autoinforme, revelou os resultados para 2020. O prêmio certifica os carros, motos e caminhões que menos perderam valor na hora da revenda. Neste ano, os prêmios foram divididos em 15 categorias. São comparados os valores de aquisição dos 92 carros avaliados em novembro e os de transação entre particulares após um período de 12 meses.
Em 2020, algumas categorias foram excluídas, por falta de participantes. São elas Hatches Médios, Hatches Premium e Peruas. Vale lembrar que modelos que saíram de linha ou passaram por mudanças que impactam os preços no último ano, como mudanças de geração, por exemplo, não foram considerados.
O grande campeão de 2020, ou seja, o carro que menos perdeu valor em um ano, foi o Chevrolet Onix Plus, com apenas 7,6% de desvalorização, levando ainda a categoria dos sedãs compactos. Entre as montadoras, Volkswagen e Toyota receberam três títulos cada, sendo as maiores vencedoras.
Alguns modelos consolidaram sua dominância em suas respectivas categorias. Desde 2014, quando a premiação do Selo Maior Valor de Revenda começou, a Toyota Hilux, com 9% de depreciação, ganhou entre as picapes médias em 2020, sendo a sétima vez que recebe o título. O Toyota Corolla também recebeu seu sétimo prêmio entre os sedãs médios, tendo perdido 8,9% de seu valor após um ano de uso. Por último, com 9,8% de desvalorização em 2020, o Volkswagen up! foi o melhor colocado da categoria de carros de entrada pela quinta vez.
Confira quais são os carros que menos desvalorizam em 12 meses
Carro - depreciação em % após um ano
Campeão
Chevrolet Onix Plus - 7,6%
Entrada
1) Volkswagen up! - 9,8%
2) Ford Ka - 11,4%
3) Toyota Etios - 12,6%
Elétrico
1) Renault ZOE - 9,9%
2) Jaguar I-Pace - 10,2%
3) BMW i3 - 11,9%
Hatch Compacto
1) Hyundai HB20 - 9,2%
2) Volkswagen Polo - 9,9%
3) Toyota Yaris - 10,3%
Híbrido
1) Volvo XC60 T8 - 9,8%
2) Toyota Corolla Hybrid - 10,6%
3) Volvo XC90 T8 - 11%
Minivan/Monovolume
1) Honda Fit - 9,4%
2) Chevrolet Spin - 13,9%
3) Fiat Dobló - 14,2%
Picape Pequena
1) Volkswagen Saveiro - 15,1%
2) Chevrolet Montana - 16,4%
3) Fiat Strada - 17,5%
Picape Compacta
1) Fiat Toro - 13,7%
2) Renault Oroch - 14,3%
Picape Média
1) Toyota Hilux - 9%
2) Ford Ranger - 10,2%
3) Mitsubishi L200 - 10,9%
Sedã de Entrada
1) Hyundai HB20S - 12,9%
2) Fiat Grand Siena - 13,9%
3) Ford Ka Sedan - 14,2%
Sedã Compacto
1) Chevrolet Onix Plus - 7,6%
2) Volkswagen Virtus - 9,9%
3) Honda City - 10,6%
Sedã Médio
1) Toyota Corolla - 8,9%
2) Honda Civic - 9,5%
3) BMW Série 3 - 9,7%
SUV de Entrada
1) Honda HR-V - 9,2%
2) Volkswagen T-Cross - 10,2%
3) Hyundai Creta - 11,7%
SUV Compacto
1) Jeep Compass - 11,7%
2) Volvo XC40 - 12,2%
3) Kia Sportage - 12,5%
SUV Médio
1) Volkswagen Tiguan - 10,9%
2) Volvo XC60 - 11,4%
3) Mitsubishi Outlander - 12,1%
SUV Grande
1) Toyota SW4 - 10,1%
2) Volvo XC90 - 11,9%
3) Mitsubishi Pajero - 12,1%