Veja os carros que menos desvalorizaram no Brasil em 2020

Selo Maior Valor de revenda revela quais foram os modelos que menos depreciaram. Confira os vencedores por categoria
Chevrolet Onix Plus 2021

Chevrolet Onix Plus 2021 | Imagem: Divulgação

O Selo Maior Valor de Revenda, realizado pela agência Autoinforme, revelou os resultados para 2020. O prêmio  certifica os carros, motos e caminhões que menos perderam valor na hora da revenda. Neste ano, os prêmios foram divididos em 15 categorias. São comparados os valores de aquisição dos 92 carros avaliados em novembro e os de transação entre particulares após um período de 12 meses. 

Em 2020, algumas categorias foram excluídas, por falta de participantes. São elas Hatches Médios, Hatches Premium e Peruas. Vale lembrar que modelos que saíram de linha ou passaram por mudanças que impactam os preços no último ano, como mudanças de geração, por exemplo, não foram considerados.

O grande campeão de 2020, ou seja, o carro que menos perdeu valor em um ano, foi o Chevrolet Onix Plus, com apenas 7,6% de desvalorização, levando ainda a categoria dos sedãs compactos. Entre as montadoras, Volkswagen e Toyota receberam três títulos cada, sendo as maiores vencedoras.

Toyota Hilux 2021
Toyota Hilux 2021
Imagem: Divulgação

Alguns modelos consolidaram sua dominância em suas respectivas categorias. Desde 2014, quando a premiação do Selo Maior Valor de Revenda começou, a Toyota Hilux, com 9% de depreciação, ganhou entre as picapes médias em 2020, sendo a sétima vez que recebe o título. O Toyota Corolla também recebeu seu sétimo prêmio entre os sedãs médios, tendo perdido 8,9% de seu valor após um ano de uso. Por último, com 9,8% de desvalorização em 2020, o Volkswagen up! foi o melhor colocado da categoria de carros de entrada pela quinta vez.

Toyota Corolla 2020
Toyota Corolla 
Imagem: Divulgação

Confira quais são os carros que menos desvalorizam em 12 meses
Carro - depreciação em % após um ano

Campeão
Chevrolet Onix Plus - 7,6%

Entrada 
1) Volkswagen up! - 9,8%
2) Ford Ka - 11,4%
3) Toyota Etios - 12,6%

Elétrico
1) Renault ZOE - 9,9%
2) Jaguar I-Pace - 10,2%
3) BMW i3 - 11,9%

Hatch Compacto
1) Hyundai HB20 - 9,2%
2) Volkswagen Polo - 9,9%
3) Toyota Yaris - 10,3%

Híbrido
1) Volvo XC60 T8 - 9,8%
2) Toyota Corolla Hybrid - 10,6%
3) Volvo XC90 T8 - 11%

Minivan/Monovolume
1) Honda Fit - 9,4%
2) Chevrolet Spin - 13,9%
3) Fiat Dobló - 14,2%

Picape Pequena
1) Volkswagen Saveiro - 15,1%
2) Chevrolet Montana - 16,4%
3) Fiat Strada - 17,5%

Picape Compacta
1) Fiat Toro - 13,7%
2) Renault Oroch - 14,3%

Picape Média
1) Toyota Hilux - 9%
2) Ford Ranger - 10,2%
3) Mitsubishi L200 - 10,9%

Sedã de Entrada
1) Hyundai HB20S - 12,9%
2) Fiat Grand Siena - 13,9%
3) Ford Ka Sedan - 14,2%

Sedã Compacto
1) Chevrolet Onix Plus - 7,6%
2) Volkswagen Virtus - 9,9%
3) Honda City - 10,6%

Sedã Médio
1) Toyota Corolla - 8,9%
2) Honda Civic - 9,5%
3) BMW Série 3 - 9,7%

SUV de Entrada
1) Honda HR-V - 9,2%
2) Volkswagen T-Cross - 10,2%
3) Hyundai Creta - 11,7%

SUV Compacto
1) Jeep Compass - 11,7%
2) Volvo XC40 - 12,2%
3) Kia Sportage - 12,5%

SUV Médio
1) Volkswagen Tiguan - 10,9%
2) Volvo XC60 - 11,4%
3) Mitsubishi Outlander - 12,1%

SUV Grande
1) Toyota SW4 - 10,1%
2) Volvo XC90 - 11,9%
3) Mitsubishi Pajero - 12,1%

Thiago Moreno

Thiago é jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva