Veja os carros mais vendidos em janeiro de 2013
Ano começou com novidades e velhos conhecidos na liderança
Ano Novo, mesmos líderes. A afirmação vale para quase todos os segmentos do mercado brasileiro de veículos. Ou seja, a Fiat continua a ser a marca mais vendida do Brasil e o Gol, o carro mais emplacado no país. Mas há novidades em 2013. A minivan Spin, por exemplo, começou o ano à frente do Fit, da Honda, familiar que domina o segmento compacto há bastante tempo.
A renovação da linha ainda não fez a Chevrolet ultrapassar a Volks, mesmo com as boas vendas do Onix. No pelotão intermediário, os compactos HB20 e Etios permitiram que Hyundai e Toyota pulassem para 6º e 7º no ranking, deixando Honda e Nissan para trás. A sina de Peugeot e Kia, que fecharam 2012 em queda continua em 2013, pelo menos por enquanto. Veja a seguir os líderes e destaques em janeiro divididos por categorias.
O Gol segue inabalável na liderança entre os hatches compactos, com 17% a mais de vendas em relação a janeiro de 2012, um bom sinal. As novidades entre os 10 mais emplacados é o 5º lugar do Onix, que desbancou seu “irmão” Celta mesmo custando bem mais. O “intruso” HB20 foi o 7º colocado com 9 mil unidades vendidas.
Veja ranking completo dos hatches compactos em janeiro de 2013
O Siena começou 2013 que terminou 2012, na liderança entre os sedãs compactos. A tranquilidade, no entanto, deve acabar a partir de março quando desembarcam no mercado dois novos competidores, o novo Prisma e o HB20S, versão sedã do HB20. Enquanto isso, quem voltou a aparecer foi o Versa, da Nissan, que fechou o mês em 7º lugar.
Veja ranking completo dos sedãs compactos em janeiro de 2013
Mudanças entre os familiares compactos, que reúnem peruas e minivans. A Spin, da Chevrolet, foi em janeiro o modelo mais vendido nesse grupo, superando o Fit, que há muito tempo domina as vendas para esse tipo de cliente. A diferença foi de apenas 89 carros, mas mostra que o consumidor busca novidades em qualquer categoria.
Veja ranking completo das minivans compactas em janeiro de 2013
A Strada manteve a distância de Saveiro e Montana, suas rivais mais famosas. Se na parte de cima não há mudanças, na outra ponta a Courier continua vendendo um volume respeitável, mas há boatos que ela vai deixar de ser produzida em breve. Por outro lado, a Hoggar, com vendas marginais, segue em produção, segundo a Peugeot, e deve ganhar uma versão QuikSilver.
Veja ranking completo das picapes compactas em janeiro de 2013
Ao menos em janeiro o EcoSport mostrou que seu projeto atraente não terá dificuldade em ser o SUV compacto mais desejado do Brasil. O modelo da Ford vendeu 72% a mais que o Duster, o ex-líder. A situação deve ser facilitada porque a Renault está com a fábrica parada para ampliação, ou seja, o Duster sumirá do mercado por alguns meses.
Veja ranking completo dos crossovers compactos em janeiro de 2013
O Focus tem um novo rival à sua caça. É o Cruze, da Chevrolet, que emplacou apenas 316 carros a menos que o Ford. O i30, em transição de gerações, caiu para a 5ª posição, e deve ter dificuldade para subir já que seus preços são altos agora. Outro destaque é o 308, da Peugeot, que ficou na 3ª colocação.
Veja ranking completo dos hatches médios em janeiro de 2013
A Honda pode ambicionar a volta do Civic ao 1º lugar em vendas entre os sedãs médios, mas a tarefa será árdua, como previmos na época do lançamento da atual geração. O modelo até reforçou o time com versões com motor 2.0 e novo câmbio manual, no entanto, pode ser pouco para destronar o Corolla que manteve o 1º lugar em janeiro. Jetta e Cruze ficaram entre os dois japoneses, mas devem voltar ao papel de coadjuvantes em breve.
Veja ranking completo dos sedãs médios em janeiro de 2013
Cena inédita: um carro chinês foi o familiar mais vendido em janeiro. A minivan J6, da JAC, emplacou 245 unidades e ficou bem à frente da 2º colocada, a perua Grand Tour, da Renault, que já teve a morte anunciada e só vende o restante do estoque. Pena que os SUV tenham esvaziado esse segmento.
Veja ranking completo das minivans médias em janeiro de 2013
Se S10 e Hilux marcaram posição nos primeiros lugares entre as picapes médias, a nova Ranger, enfim, transformou em resultado sua consagração entre os críticos. Ela fechou janeiro em 3º lugar, mas pouco à frente da Amarok que, aos poucos, ganha espaço num segmento em que a Volkswagen não tinha tradição.
Veja ranking completo das picapes médias em janeiro de 2013
Agora flex, o Tucson dominou a categoria dos SUV de porte médio. Não é para menos: custa pouco para os padrões e é feito no Brasil. E os coreanos dominam a lista com o ix35 em 2º lugar e o Sportage em 4º. Com a volta do CR-V, que também passa a ser flex, o mercado pode mudar um pouco, quem sabe.
Veja ranking completo dos crossovers médios em janeiro de 2013