Veja os carros e marcas mais vendidas em setembro de 2022
Fiat e a picape Strada lideraram, mas rivais tiveram maior participação nos emplacamentos. Confira a lista completa de vendas
O mês de setembro apresentou uma queda de 7% nas vendas em relação a agosto, parte explicada pela menor quantidade de dias úteis. Em relação ao mesmo mês do ano passado, no entanto, os cerca de 180 mil emplacamentos representaram uma alta de mais de 26%.
O bom resultado fez com que 2022 se aproxime um pouco mais dos números de 2021. Atualmente, a queda é de 5,5%, segundo dados parciais.
A Fiat segue líder isolada com 306 mil unidades vendidas enquanto a Chevrolet abriu distância da Volks, a 3ª colocada, com 20 mil veículos a mais – 203 mil contra 183 mil. O “culpado” foi o Gol, que vinha numa tendência de crescimento e decepcionou no mês passado.
Enquanto isso, a Hyundai reassumiu o 4º lugar, superando a Toyota, e a Renault reduziu a diferença para a Jeep, mas a chance da marca francesa terminar na 6ª posição neste ano é pequena.
Já a Honda, graças ao início das vendas do novo HR-V, deu um belo salto de mais de 50% nos emplacamentos, ultrapassando a Nissan no mês e prestes a tomar o 8ª lugar no ano em novembro.
Por fim, a Citroën obteve o 10º lugar em vendas em setembro graças à chegada do novo C3 às lojas.
Estreantes
A situação entre os veículos mais vendidos permaneceu relativamente estável. Enquanto a Strada mantém uma distância tranquila na liderança, a despeito do volume menor que em 2021, o HB20 renovado vai controlando a aproximação do Onix.
Os dois hatches estão separados por cerca de 10 mil veículos. Já o Gol, caminhando para seu ocaso, caiu de 11,7 mil unidades em agosto para apenas 5,8 mil em setembro.
Entre os lançamentos, destaque para o HR-V, cuja nova geração terminou o mês em 6º lugar. É pouco provável que o Honda reassuma a liderança entre os SUVs compactos por conta da estratégia da montadora, que não costuma oferecer descontos para vendas diretas.
O “SUV” C3 terminou setembro com 1,6 mil veículos emplacados e deve subir ainda à medida que a Citroën aprimora sua produção. Já o SUV-cupê Fastback, da Fiat, chegou às concessionárias no final do mês e teve 432 unidades vendidas.
CONFIRA O RANKING COMPLETO: