Veja 10 carros que estão isentos de IPVA em 2024 em alguns estados

Além de SP, a isenção após 20 anos de fabricação vale também para os estados do AC, MS, PR e RS
Honda  Civic

Honda Civic | Imagem: Divulgação


Chega o começo do ano e o motorista já precisa ficar atento quando terá de pagar de IPVA, o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores a incompreendida contribuição que vale tanto para carros 0 km quanto seminovos e usados.

VEJA TAMBÉM:

Apesar disso, alguns estados como Acre (AC), Mato Grosso do Sul (MS), Paraná (PR), Rio Grande do Sul (RS) e São Paulo (SP) não cobram mais o tributo para os veículos fabricados com mais de 20 anos de produção. 

Confira abaixo os 10 modelos que estão livres para rodar sem ter de pagar o imposto. 

 

1- Toyota Fielder

Toyota Fielder
Toyota Fielder tem uma legião de fãs apesar de já ter saído  de linha, no  final de 2008
Imagem: Divulgação

A perua foi lançada em maio de 2005 e compartilhava a mesma plataforma com o irmão Corolla, assim como o motor com bloco e cabeçote de alumínio 1.8 16V. Comercializada em uma só versão, era muito bem equipada.

Na lista de equipamentos de série trazia ar-condicionado, direção hidráulica, relógio digital, CD-player, aviso sonoro de chave na ignição e de faróis ligados, regulagem de altura do banco do motorista e do volante, vidros e retrovisores elétricos, freios ABS, rodas de liga leve e muito mais. Opcionalmente podia só o câmbio automático de 4 velocidades.

 

2- Hyundai Tucson

Hyundai Tucson 2016
Hyundai Tucson da primeira geração é conhecido pela robustez, mas gasta bastante combustível 
Imagem: Divulgação

Apesar da sua fama de beberrão independente da motorização (quatro cilindros, 2.0 litros de 142 cv com câmbio manual de cinco

marchas ou, como opcional, o automático com quatro velocidades e seis cilindros, 2.7 litros de 180 cv), ele foi um tiro certeiro no mercado e ficou por muitos anos com o mesmo visual que diga-se de passagem foi muito bem acertado pela Hyundai. O bom ângulo de ataque e saída favorecia transpassar por buracos e valetas sem raspar embaixo. O acabamento, por sua vez, era simples, mas muito bem caprichado. 

 

3- Ford Fiesta Sedan

Ford Fiesta Sedan
Ford Fiesta Sedan foi fabricado  na unidade de produção em Camaçari (BA), que hoje pertence à BYD
Imagem: Divulgação

Desenvolvido a partir do projeto Amazon, o sedã da Ford foi lançado em 2004 em três opções de motor: Personnalité 1.0 de 66 cv, Supercharger de 95 cv e Flex de 1,6 litro Flex (111 cv - etanol / 105 - gasolina).

Até hoje é uma opção muito barata de carro usado e com o bônus de oferecer uma espaço interno muito bem aproveitado. O ponto que mais agrada nele, sem dúvida é o porta-malas, ideal para quem costuma abarrotá-lo e dá para se aproveitar bem todos

os seus 478 litros de capacidade, 78 litros a mais em relação à antiga versão Street mexicana.

 

4- Fiat Palio reestilizado e motores flex

Fiat Palio Fire
Fiat Palio Fire é outro modelo que já fica isento de IPVA abaixo do ano/modelo 2004
Imagem: Divulgação

Há 20 anos, a família Palio trouxe um importante avanço para se manter entre os líderes de cada segmento. Assim, o hatch Palio, a perua Palio Weekend, o sedã Siena e a picape Strada, resumidamente, ganharam novas frentes, painel de instrumentos, troca de nomenclatura de versões, acabamentos e lista de equipamentos de série e opcional atualizada. 

Outra mudança ocorreu com a chegada das opções flexíveis dos motores 1.3 8V que agora passou a render 71 cv com etanol e 70 com gasolina e o 1.8 8V com 110/106 cv de origem GM.

 

5- Chevrolet Corsa

Chevrolet Corsa 2012
Chevrolet Corsa foi lançado em 2002 e as versões de 2004 já não pagam mais IPVA em SP e em outros estados
Imagem: Divulgação

Dois anos após chegar a segunda geração do Corsa no Brasil, toda a linha ganhou a motorização flex e em especial a família Corsa os modelos receberam as nomenclaturas "Joy", "Maxx" e "Premium", equivalentes às antigas Wind, Super e GL/GLS da antiga carroceria.

Com esta novidade, a Chevrolet pretendia se munir de atributos para disputar a acirrada concorrência dos hatches compactos premium como Ford Fiesta, Volkswagen Gol, Fiat Palio, Renault Clio e Peugeot 206 em suas versões mais equipadas, naturalmente.

 

6- Citroën C3

Citroën C3 1.4
Citroën C3 a partir do ano 2004 não paga mais IPVA em algums estados por já ter completado 20 anos
Imagem: Divulgação

O compacto premium da marca francesa chegou em 2003 para brigar com Volkswagen Polo e Ford Fiesta, recentemente renovados. No entanto, a primeira série especial do C3 denominada Ocimar Versolato - em homenagem ao estilista brasileiro - veio em 2004.

A exclusividade teve como base o C3 1.6 16V Exclusive, e já vinha com com direção elétrica, dois airbags, ar-condicionado, rádio CD com comando no volante, freios com ABS + EBD + AFU, detector de obstáculos traseiros, rodas de liga leve, entre outros.

 

7- Peugeot 206 1.4

Peugeot 206 2009
Peugeot 206 faz sucesso no Brasil que tanto o 207 quanto o 208 não conseguiram ter no país
Imagem: Divulgação

Em 2004, a linha foi atualizada quanto a nomenclatura das versões e o motor 1.0 16V foi tirado de linha. No lugar dela, a Peugeot incluiu a opção 1.4 8V de 75 cv Entre a gama, o 206 veio nas versões Sensation, Presence e Feline que entrou no lugar das antigas Soleil, Passion e Rallye.

Bem mais recheada, a Feline pode ser uma opção interessante para quem quer começar o ano com um carro bem equipado e não pagar mais IPVA. Como exemplo dela, há desde sensor de chuva, sensor de luminosidade, computador de bordo, retrovisores elétricos, faróis de neblina, rodas de liga-leve de 14", ar-condicionado digital, direção hidráulica, vidros elétricos nas quatro portas até controle de tração, auxílio à frenagem de emergência.

 

8- VW Gol City

Volkswagen Gol City
Volkswagen Gol City é a versão básica do hatch que a partir de 2004 não paga IPVA em SP, MG, RJ e outros
Imagem:

A novidade para a linha 2004 do Gol foi resumida na versão City que compunha a carroceria da terceira geração (G3), porém com o painel e forros de porta do modelo G2 “Bolinha” mas de tonalidade preta ao invés de cinza.

O motor era o mesmo dos demais Gols e Fox, no caso o econômico EA111 1.0 8V de 65 cv, que por sinal era o mesmo que equipava a linha Gol e Fox. Dados de época relatam um consumo de 10 km/l na cidade e 14 km/l na estrada.

 

9- Renault Clio Dynamique

Renault Clio
Renault Clio ficou conhecido  pelo bom desempenho e por ser econômico, entre outras qualidades
Imagem: Divulgação

Com a recente reestilização em 2003, no ano seguinte a Renault apresentou a  Dynamique 2004 como topo de linha da versão duas portas, oferecida nas opções 1.0 e 1.6 16V e mais tarde a estréia da opção flexível Hi-Flex para o 1.6 que desenvolvia 115 cv com álcool e 110 com gasolina.

A ideia dessa variante era a de atrair o público mais jovem e exigente. Para isso, a Renault o equipou com vários itens de série como ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos, volante com regulagem em altura, dois airbags entre outros pormenores. Já o visual esportivo era complementado pelas rodas de liga leve de aro 15 polegadas e aerofólio traseiro.

 

10- Honda Civic

Honda Civic
Honda Civic de 2004 foi um dos sedãs mais econômicos e confortáveis à venda no Brasil, com motor 1.7 litro
Imagem: Divulgação

O sedã Honda Civic chegou em 2004 com a reestilização de meia-vida como estratégia de tentar recuperar as vendas perdidas para seu concorrente, o Toyota Corolla, lançado em 2002 e que foi um sucesso. 

Na linha 2004, o Civic ganhou faróis mais alongados, capô, para-lamas, grade e para-choque dianteiro que ajudaram a compor um visual mais esportivo. Na parte traseira, apenas para-choques e lanternas ganharam sutis alterações. Quanto à motorização, continuava o de quatro-cilindros de 1,7 litro com 115 cv ou 130 cv, dependendo da versão. 

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

 

 

Honda  Civic

Honda Civic

Citroën C3 1.4

Citroën C3 1.4

Honda Civic

Honda Civic

Renault Clio

Renault Clio

Toyota Corolla Fielder

Toyota Corolla Fielder

Toyota Fielder

Toyota Fielder

Ford Fiesta Sedan

Ford Fiesta Sedan

Volkswagen Gol City

Volkswagen Gol City

Fiat Palio Fire

Fiat Palio Fire

Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.