Veja o que os argentinos acharam do novo Peugeot 208

Imprensa argentina teve a oportunidade de circular em modelos pré-série da nova geração do hatch que será feito por lá
Detalhe do Peugeot 208 vendido na Europa

Detalhe do Peugeot 208 vendido na Europa | Imagem: Divulgação

Com a promessa de ser o principal lançamento da Peugeot para o mercado brasileiro em 2020, a nova geração do 208 será fabricada na Argentina, onde deverá começar a ser vendido a partir de agosto. Por lá, a imprensa daquele país teve a oportunidade de testar algumas unidades de pré-série (ainda sujeitas a pequenas modificações) da novidade e, no geral, aprovaram.

No relato dos colegas do Argentina Autoblog foi avaliado o Peugeot 208 de nova geração equipado com motor 1.6 16V a gasolina aspirado de 115 cv em conjunto com uma transmissão automática de seis velocidades. No entanto, o carro ainda tinha muitas camuflagens por dentro e por fora para disfarçar o visual final da novidade.

Os argentinos apontaram que o novo Peugeot 208 demonstrou ter uma qualidade de rodar muito próxima ao visto no VW Polo, não muito “sedado” nas respostas da direção e mostrando bom equilíbrio entre dirigibilidade e conforto. Este foi apontado como o ponto de maior destaque da nova geração. Apesar de até mesmo o painel estar camuflado, os instrumentos não estavam e mostraram o mesmo efeito tridimensional da peça digital usada nos SUVs 3008 e 5008 da marca.

Saiba mais: Veja o que muda do Peugeot 208 europeu para o que será vendido no Brasil

No entanto, a nova geração do Peugeot 208 não arrancou apenas elogios dos argentinos. No país vizinho, foi criticada a postura de se adotar freios traseiros a tambor no carro. Além disso, o fato de ter sido reaproveitado o motor 1.6 16V atual demonstrou o atraso da montadora. Enquanto o chassi mostra capacidade para aguentar muito mais performance, o desempenho fica limitado pelo conjunto motor e câmbio antigo.

No entanto, foi apontado ainda que a nova geração do Peugeot 208 deverá trazer de série mais equipamentos de segurança, como controle de estabilidade. Além disso, as versões mais completas da gama do hatch também deverão contar com sistemas de auxílio à condução, como frenagem autônoma de emergência.

Detalhe do Peugeot 208 vendido na Europa
Detalhe do Peugeot 208 vendido na Europa
Imagem: Divulgação

Thiago Moreno

Thiago é jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva