Veja o Ford Corcel 1986 0 km que está à venda por R$ 155 mil
O "cupê fastback" ficou décadas hibernando em uma antiga concessionária da marca
Com o projeto herdado da Willys e da Renault, o Ford Corcel apareceu pela primeira vez no Brasil em 1968, inicialmente com carroceria sedã de quatro portas - para concorrer com VW 1600 “Zé do Caixão” - e, no ano seguinte, a cupê com duas portas. Com novos carros chegando ao mercado brasileiro como o Dodge 1800 (1973), Chevrolet Chevette (1973) e VW Passat (1974) a marca precisava se mexer. Foi aí que veio o Corcel II, em 1977.
VEJA TAMBÉM:
- Ford Escort XR3 88 0km vale quase o mesmo que uma picape Maverick
- Fiat Uno Mille 2012 é 0km e está à venda por R$ 55 mil
Com desenho bastante moderno para a época, essa geração só foi lançada com carroceria de duas portas e estilo fastback, com linhas do teto levemente caídas até a traseira. Agradou principalmente o público jovem da época. Internamente, o destaque era o interior bastante espaçoso e com portas enormes que favorecia o acesso ao banco traseiro.
É dessa geração o exemplar que Alex Fabiano, mais conhecido como GG está vendendo. A unidade, em especial, é de 1986, ou seja, o último ano de fabricação do Corcel, mas o que a torna ainda mais especial é que é 0 km, sem uso! No hodômetro, os insignificantes 166 km rodados não deixam mentir de que se trata realmente de uma raridade absoluta.
O veículo ficou décadas guardado na extinta concessionária Buchalla de Presidente Prudente, e depois o dono da loja o vendeu para o caçador de raridades Reginaldo de Campinas até ser vendido para um colecionador e que, nessas idas e vindas, acabou parando nas mãos do GG.
Pintado na cor branca, é impressionante ver que nem o tempo conseguiu apagar a vivacidade e o brilho, assim como a forração do teto, tudo branquinho e sem amarelamento ou manchas do tempo. Outro detalhe são os frisos cromados externos das laterais e das molduras muito bem preservadas, mais um claro sinal de que o exemplar “hibernava” em garagem coberta e protegida.
Cápsula do tempo
Já quem vê o cofre do motor, não acredita que se trata de um carro fabricado há quase 40 anos. Até a tampa acrílica da caixa de fusíveis não perdeu a sua transparência, assim como os reservatórios do fluido de freio, líquido de arrefecimento, lavador do para-brisas e reservatório de gasolina para partida a frio, considerando que se trata de uma versão a álcool (etanol).
Aliás, o motor é o clássico quatro cilindros 1.6 CHT, conhecido por equipar a família Escort e Del Rey e modelos da linha Volkswagen como o Gol e seus derivados, na época da Autolatina - grupo formado entre Ford e a VW nos mercados brasileiro e argentino, entre 1987 e 1996. Com 71,6 cv disponíveis a 5.000 rpm de potência e 11,9 kgfm de torque a 2.400 rpm, este propulsor - apesar de não contar com a eficiência e durabilidade dos posteriores AP de origem VW - são conhecidos por serem mais econômicos. No Corcel, por exemplo, conforme fichas técnicas da época, o consumo chegava a pouco mais de 13 km/l na estrada, utilizando o etanol como combustível.
Entramos em contato com a loja GG World Premium Classic Cars para saber o preço da relíquia. Por R$ 155 mil, o Corcel L 1986 branco pode ser seu. Fabricado no Brasil, de 1968 até 1986, o Corcel chegou a ganhar alguns feitos importantes como a eleição feita pela revista Auto Esporte como “O Carro do Ano” em 1969, 1973 e 1979. Durante seus 18 anos de produção, somou 1,4 milhão de unidades produzidas e a popularidade dele rendeu “frutos”, como as peruas Belina e Del Rey Scala, a picape Pampa e o sedã Del Rey.
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter