Veja do alto o que sobrou da fábrica da Ford em São Bernardo

Imagens de drone revelam que pouco sobrou da tradicional planta que já fabricou modelos famosos como o Aero Willys, Corcel, Escort e Fiesta, entre outros
A antiga fábrica da Ford em São Bernardo do Campo: futuro centro logístico

A antiga fábrica da Ford em São Bernardo do Campo: futuro centro logístico | Imagem: iTechdrones

Uma história de cerca de 70 anos da indústria automobilística desapareceu na região do Taboão, em São Bernardo do Campo. Era numa imensa área de cerca de 1 milhão de metros quadrados que até o final de 2019 funcionava a mais antiga fábrica ativa da Ford, além de boa parte de sua sede no país.

Após o anúncio da montadora norte-americana em janeiro de 2021 de que não iria mais produzir veículos no Brasil, um dos maiores mercados de automóveis do mundo, o local passou a ser alvo de disputas por sua aquisição, incluindo o grupo CAOA, interessado em manter uma linha de montagem de veículos no ABC.

No entanto, a área acabou sendo adquirida pela Construtora São José e a FRAM Capital, por um valor de R$ 550 milhões, para ser transformada em um centro logístico com 13 galpões. Foi o sinal para que meses depois o complexo de prédios industriais começasse a ser demolido.

Ao fundo, área de galpões ao lado da Mercedes-Benz já foi derrubada
Ao fundo, área de galpões ao lado da Mercedes-Benz já foi derrubada
Imagem: iTechdrones

Quase dois anos após o anúncio da decisão da Ford de abandonar a produção no Brasil, o que se vê na antiga fábrica são apenas sinais de um lugar onde um dia foram produzidos veículos icônicos como o Corcel, o Escort, Del Rey e o Fiesta, entre outros.

Imagens aéreas do canal iTechdrones, do Youtube, feitas nesta semana mostram o que sobrou da planta. Os diversos galpões que acomodavam as linhas de montagem, que também incluíram a produção de caminhões e utilitários, vieram abaixo, restando apenas o piso original para demarcar sua localização.

A fábrica da Ford em 2020 e neste ano
A fábrica da Ford em 2020 e neste ano
Imagem: Reprodução/Google Earth

Restam um prédio administrativo, erguido pela Willys, que deve ser transformado em data center, e dois outros galpões que serão mantidos com novas funções como praça de alimentação, academia e áreas de apoio.

O terreno ocupado pela Ford possuía três delimitações, uma área mais elevada onde ficavam os escritórios e também parte da produção, outra onde existiam grandes estacionamentos, e uma terceira, paralela à fábrica de caminhões da Mercedes-Benz. Esta última praticamente desapareceu.

Ford chegou ao local em 1967

A fábrica de São Bernardo do Campo foi inaugurada pela montadora Willys nos anos 50, que produziu modelos como o Aero Wyllis e o Rural. Somente em 1967, a Ford adquiriu as instalações após sua fábrica na capital paulista se mostrar muito limitada.

Na época, o ABC dominava a produção nacional de veículos, com unidades da Volkswagen, General Motors, Mercedes-Benz e Toyota – além da Ford. Somente em 1976 a Fiat quebraria esse tabu, levando a montagem automóveis e utilitários também para Minas Gerais.

Fábrica da Ford em São Bernardo em 2013: em breve nas mãos da CAOA
Fábrica da Ford em São Bernardo em 2013: produção de modelos icônicos como o Fiesta
Imagem: Divulgação

Atualmente, a Volks mantém sua fábrica na Anchieta ativa enquanto a GM investe na história unidade de São Caetano para produzir a nova Montana. Enquanto a Mercedes sobrevive na região, a Toyota decidiu fechar a tradicional unidade de São Bernardo, onde montou o pioneiro Bandeirante. Suas principais fábricas já ficam no interior de São Paulo há tempos.

Em 2022, a Ford emplacou pouco mais de 16 mil veículos até outubro e ocupa a 14ª posição no ranking de vendas.

Ricardo Meier

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