Veja como será o novo Toyota Corolla 2015
Sedã deve chegar ao Brasil no ano que vem com um visual mais ousado e itens tecnológicos inéditos na marca. AUTOO antecipa seu visual em projeções exclusivas
Alguma coisa acontece na cidade de Toyota, no Japão. Na matriz da maior montadora do mundo, o receio deu lugar à ousadia. A tradição abriu espaço para a jovialidade. Os tempos de meditação e paciência ficaram para trás, afinal a ordem agora é partir para cima dos concorrentes.
Tudo porque a fabricante japonesa vê alguns gigantes avançarem sobre seu território. A GM voltou a crescer e a Volkswagen faz de tudo para chegar ao 1º lugar pela primeira vez. Para contra-atacar, a Toyota expande sua atuação em mercados onde era tímida e começa a multiplicar os modelos voltados para países emergentes. O Etios foi o primeiro passo dessa estratégia, mas vêm mais por aí, como mostrou o sedã Vios, candidato a ser feito no Brasil.
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Nada, no entanto, é mais significativo que a nova geração do Corolla, modelo que figurou por muitos anos como o carro mais vendido no planeta. Conhecido pelo comportamento pacato e pela grande satisfação de seus clientes, o sedã tem ensinado a concorrência como ter uma receita de sucesso e é por isso que ele mudará como nunca na 11ª geração, prevista para ser lançada no exterior até o final deste ano.
Furioso
A Toyota começou a mostrar o que pretende com o novo Corolla no Salão de Detroit, em janeiro. O conceito Furia deixou os visitantes do salão norte-americano de queixo caído. Parecia tudo, menos um Toyota. Claro que ali estava um exemplar com esportividade ampliada até o limite, mas os traços definitivos do modelo também se escondiam entre tantos apêndices aerodinâmicos. Isso foi confirmado semanas depois quando duas fotos de um suposto protótipo foram parar na internet.
E com elas AUTOO produziu duas projeções que mostram com bastante detalhes fieis como será a nova geração do Corolla. Mais um trabalho primoroso do nosso colaborador João Kleber do Amaral.
Quando chegar às ruas brasileiras, em 2014, o novo Corolla será inconfundível. A grade frontal cromada que se mescla com os faróis será sua marca registrada assim como a traseira curta e empinada que aloja as laternas volumosas, unidas por uma régua também cromada. Outro ponto exclusivo do sedã da Toyota será a porta traseira que tem a linha de cintura apontando para cima até descansar na coluna C.
É verdade que o Corolla 2015 dificilmente produzirá o mesmo impacto que o “new Civic” conseguiu em 2006, mas certamente fará o atual Honda ficar ultrapassado de um dia para o outro.
Tecnologia de ponta
Ainda existe muito mistério a respeito do conteúdo do novo Corolla. Com boas chances de acerto, pode-se dizer que o modelo terá luzes diurnas de LED e faróis com xênon na versão mais cara, que hoje leva o nome de Altis. A motorização, hoje composta de um 1.8 e de um 2.0, ambos flex, deve continuar, porém, o primeiro pode ganhar mais força.
Se não há muito o que melhorar em matéria de motores, as transmissões do Corolla devem mudar. Hoje a marca japonesa insiste no câmbio de quatro marchas na versão automática, mas deverá optar por uma nova caixa com seis velocidades ou, então, pelo mesmo câmbio CVT de sete marchas que acaba de chegar ao Brasil a bordo do novo RAV4.
Os passageiros e a bagagem serão mais bem tratados nesse novo Corolla. A distância entre eixos crescerá 10 cm e chegará a 2,7 m, curiosamente o que tinha o antigo Civic – que na mais recente versão encolheu. O Toyota também será um pouco mais largo e comprido, o que se refletirá também num porta-malas mais amplo.
Troca com troco
Pelo que a Toyota tem demonstrado em seus novos modelos, o Corolla 2015 deve vir de série com central multimídia de série, câmera de ré, ar condicionado dual zone, comandos satélites integrados ao volante, sensor de presença e até partida elétrica por botão, além de de painel com mais informações sobre economia de combustível, por exemplo.
Até mesmo uma versão esportiva para enfrentar o Civic Si passa a ser possível no novo projeto, que tem vocação para isso, ao contrário do atual.
Com tamanho arsenal, não parece difícil que a Toyota retome a liderança na categoria de sedãs médios, perdida para o eterno rival no mês passado. Resta saber se a montadora colocará uma pitada de pimenta na tocada um tanto sem emoção do Corolla atual. Esse é o dilema: ganhar novos clientes que antes não viam nada de mais no sedã ou manter a clientela fiel. Pelo espírito dos japoneses hoje, a primeira hipótese parece mais provável.